Através de uma parceria com a Itautec e a RJ Consultores, a Viação Cometa implantou uma solução em sua matriz e nos 45 pontos distribuídos em São Paulo, Rio de janeiro, Minas Gerais e Paraná com o objetivo de automatizar a venda de passagens.
Os usuários da Viação Cometa não perdem mais tempo na compra das passagens depois que a companhia adquiriu e implantou o software SRVP (Sistema de Reserva e Venda de Passagem) desenvolvido pela RJ Consultores. A solução foi instalada nos seus 45 pontos de vendas entre São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.
Em apenas cinco meses, de outubro passado até março desse ano, a plataforma da Cometa foi trocada de Unisys para AS/400. A troca de plataforma foi obrigatória, já que o software SRVP roda apenas nos produtos da Itautec.
A legislação brasileira também foi um fator decisivo, já que há uma lei federal – nº 9532 de 10 de dezembro de 1999 – que obriga as empresas de transporte interestadual e intermunicipal com receita anual acima de R$ 120 mil a informatizar a venda de passagens.
Segundo Carlos Cecome, gerente de processamento de dados da Viação Cometa, a empresa optou por esse sistema com base na experiência de outras corporações do setor que já utilizam o SRVP.
Além disso, a companhia rodoviária investiu na compra de 22 servidores AS/400, 121 impressoras de passagens e 68 de relatórios.
Dentre os benefícios, Cecome compara que antes os usuários compravam bilhetes e eram preenchidos manualmente pelos bilheteiros. Hoje, o processo garantiu grande economia de papel e tempo, já que os funcionários dos caixas lançam as passagens no terminal e às 23h58, por meio da rede X-25 da Embratel, é possível obter o resultado do dia na matriz.
É importante ressaltar que os 400 caixas foram treinados e ninguém foi demitido, ou seja, à medida que implantávamos o sistema em um ponto de venda durante duas ou três semanas eles aprendiam a operar o SRVP, diz Cecome, satisfeito com o sucesso da operação e se prepara para o próximo passo: implantar a solução na parte de encomendas ainda nesse ano.
Toda a parte de instalação elétrica e cabeamento, por conta da Itautec, começou pela Rodoviária do Tietê, em São Paulo, onde concentra-se o maior fluxo de venda da Cometa.