Holding, que inclui a CTBC Telecom fixa e celular, já desenvolveu mais de 200 aplicações a partir da plataforma. De acordo com a área de TI da holding, houve, só no ano passado, uma economia de 300 mil folhas de papel."Mais do que isso, conseguimos mudar o comportamento dos 6.000 associados", destaca José Geraldo Ortigosa.
A Holding Algar está entre os três maiores usuários da plataforma Lotus Notes no Brasil. De acordo com o coordenador da área da tecnologia da informação do Grupo Algar, José Geraldo Ortigosa, em quatro anos de uso, mais de 200 aplicações foram desenvolvidas a partir da plataforma.
"Toda a nossa Intranet está no Lotus Notes. Também criamos programas que nos permitiu uma economia significativa no uso do papel, como o da distribuição do contracheque(holerite). Ele acontece de forma eletrônica. Assim, não há desperdício de tempo. Além disso, há um arquivo de todos os documentos na Intranet", informa Ortigosa. Com esse procedimento, a holding economizou, apenas no ano passado, 300.000 folhas de papel.
"O custo econômico dessa redução é baixo, mas o valor dele está na mudança cultural dos nossos associados(funcionários). Eles já trabalham mais facilmente com o meio eletrônico", destaca o executivo.
Agora, na renovação do contrato com a Lotus, a holding Algar conseguiu ampliar as vantagens do acordo corporativo. Segundo Ortigosa, a aquisição das novas licenças ocorreu através de um único revendedor, a SWB. Com isso, o desconto ficou em torno de 50%. "A IBM está assumindo totalmente a Lotus. Isso facilitou o nosso modelo de negócio, já que somos clientes da fabricante aqui no país", informa o coordenador da área de TI.
Sem querer polemizar a escolha do Lotus Notes em detrimento do Exchange, da Microsoft, Ortigosa diz que há dois anos quando estabeleceu-se uma plataforma única de correio eletrônico, o Notes era melhor. "Hoje, o Exchange pode até estar mais atualizado, mas a Lotus promete também aperfeiçoar os seus produtos. E uma migração de plataforma, agora, implica custos financeiros e de treinamento de usuários. Não é uma tarefa simples", finaliza.
Com os novos produtos, informa ainda o coordenador da área de TI, a holding está trabalhando em um projeto de automatização de gestão através da plataforma. Nessa automatização, haveria uma consolidação dos arquivos do word, do e-mail e dos enviados em papel, para um único repositório. "Assim, o controle será ainda mais efetivo", adianta.