ERP
Apesar de não possuir fábricas no país, há um ano e meio a Adidas do Brasil começou a desenhar uma nova jogada, apoiada na decisão da matriz alemã: implantar seu ERP (Enterprise Resource Planning). A companhia não divulga o investimento no novo sistema, mas Rodrigo Perasso, gerente de TI, afirma que o montante injetado não é representativo pelo fato de o mesmo produto ser utilizado nos 52 países (entre Europa e Ásia) onde a Adidas tem escritório.
Para se adequar aos novos processos de tecnologia, a unidade Brasil promoveu um expressivo avanço no parque instalado, com a compra de um servidor Compaq/Digital, complementando o conjunto de quatro máquinas, além da troca de todas as workstations no escritório central, em São Paulo, correspondente aos atuais 50 Compaq e Itautec. O processo envolveu, ainda, a troca do link da Global One para a AT&T.
Há 4 anos, nossos PCs eram todos 486, rodavam em DOS e Novell, e tínhamos apenas um servidor, recorda Perasso. Desde o início da implementação do ERP AdiRace, da norueguesa Navision, há um ano e meio, os três membros da equipe de TI da filial brasileira foram assessorados pelos programadores da Navision, além dos consultores de TI da Adidas alemã.
Um dos maiores benefícios do AdiRace, segundo Perasso, é a possibilidade de realizar relatórios, programas e comunicação em tempo real. Ele explica que a rede está conectada à matriz, assim como todos os escritórios da companhia no mundo. Dessa forma, qualquer filial terá acesso às informações de compra, venda, contabilidade, etc., caso tenha permissão. Esse fator torna o sistema bastante flexível, customizado, permitindo-nos, conseqüentemente, eliminar o volume de papéis que trafega na empresa, completa, lembrando que o ponto forte do sistema é o módulo contábil.
A expectativa é de que todos os módulos do AdiRace software desenvolvido em linguagem proprietária estejam implantados até 1º de fevereiro. Nossa prioridade foi treinar o pessoal de compra e venda, a espinha dorsal da empresa no país. Perasso adianta que o próximo passo da companhia é abrir campo para um portal B2C, ainda sem previsão para o início da operação.
Equipe de TI no Brasil: três
Parque instalado de software: ERP AdiRace, da norueguesa Navision
Parque instalado de hardware: 50 workstation (Compaq e Itautec); quatro servidores Compaq (Alpha, SQL Server, Exchange e Novell); sistema operacional Windows NT
|Computerworld – Edição 335 – 24/01/2001|