Operadora de telefonia opta pela aquisição de ferramentas de data warehouse, análise e extração de dados em três fornecedores diferentes, somando US$ 300 mil na implementação de seu sistema de Business Intelligence.
Consciente da necessidade e também dos custos para implantar ferramentas de análise inteligente de dados, ou Business Intelligence, a operadora GVT
(Global Village Telecom), optou por um caminho diferente, ou melhor, três
caminhos.
Optamos por três fornecedores diferentes pela redução de tempo com a
implementação em conjunto e pela redução de custos. A ordem de grandeza de
uma solução de BI, no mercado, é de US$ 4 milhões ou até três vezes este
valor. No nosso caso gastamos apenas US$ 300 mil, revela Ruy Shiozawa,
vice-presidente de Tecnologia da Informação da GVT.
Antes de entrar em operação, em setembro de 2000, a GVT já contava com a
ferramenta Power Mart, da empresa Informática S/A, realizando a extração e a
carga de dados (ETL); com os relatórios a cargo do software da Business
Objects e a parte de data warehouse sob a responsabilidade do ESS Base, fabricado pela Hyperion.
Além da análise de todo o processo de vendas detalhado, temos não só três
novos indicadores de negócios por semana como os indicadores da Anatel
(Agência Nacional de Telecomunicações) integrados ao sistema, destaca
Walter Rodrigues, gerente de business intelligence da GVT, que comanda uma
equipe de oito profissionais especializados no assunto.
Segundo Shiozawa, a idéia que recebeu elogios dos altos executivos da GVT,
surgiu das experiências em empresas anteriores, lidando com um único
fornecedor.
Criou-se uma lenda de preços altos entre estes fornecedores, além da
exigência de equipamentos de hardware proprietários, avalia o
vice-presidente de TI da GVT que armazena o data warehouse em máquinas Hewlett-Packard e tem o banco de dados Oracle como base para o BI.
O que fizemos foi quebrar esta discussão, buscando produtos no mercado com preços extremamente acessíveis que atendessem especificamente nossas necessidades, reduzindo custos em técnicos e consultores. Se um deles não estiver indo bem, consigo trocá-lo de uma maneira transparente, complementa o usuário.