🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
cibersegurança
contas digitais
invasões
OLX
roubo de dados
unico

Invasões de contas usando dados roubados aumentam 84% no 1º trimestre

Invasões de contas estão se tornando cada vez mais comuns, a medida que os cibercriminosos conseguem acessar bancos de dados roubados de empresas e informações de pessoas físicas para depois aplicar golpes. Apenas no 1º trimestre de 2023, cerca de 87 mil contas foram invadidas utilizando dados vazados. A informação é de um estudo da […]

Publicado: 06/12/2025 às 17:41
Leitura
2 minutos
incidentes de cibersegurança, cibercriminosos
Construção civil — Foto: Reprodução

Invasões de contas estão se tornando cada vez mais comuns, a medida que os cibercriminosos conseguem acessar bancos de dados roubados de empresas e informações de pessoas físicas para depois aplicar golpes. Apenas no 1º trimestre de 2023, cerca de 87 mil contas foram invadidas utilizando dados vazados.

A informação é de um estudo da OLX e da Unico divulgado nessa segunda (19), que analisou dados do mercado brasileiro nos primeiros três meses do ano. Os acessos indevidos às contas representam crescimento de 84% em relação ao primeiro trimestre de 2022.

Leia também: Criptografia quântica é a próxima fronteira da cibersegurança

Segundo as empresas, isso é possível porque muitas pessoas costumam repetir senhas em mais de um site, e os fraudadores assim conseguem acessar vários serviços diferentes do mesmo usuário.

“Da mesma forma que adotamos medidas de segurança ao sair na rua, protegendo nossos celulares e carteiras, devemos fazer o mesmo no ambiente digital com nossos dados”, pondera em comunicado Beatriz Soares, vice-presidente de produto da OLX. “Utilizar senhas fortes e diferentes em cada site e app ajuda muito a manter os dados seguros, da mesma forma que não devemos compartilhar nossos dados em qualquer lugar.”

O estudo analisou dados do mercado digital brasileiro, incluindo sites, apps e contas digitais de janeiro a março de 2023, em uma base de cerca de 20 milhões de contas abertas em plataformas online.

Dados demográficos

Segundo o estudo, São Paulo é o estado com mais contas invadidas a partir de dados roubados, com 40% do total. Na sequência aparecem Rio de Janeiro, com 13%; Minas Gerais, 9%; e Paraná, 6%. Das contas invadidas, 75% foram acessadas de um Estado diferente de onde a conta foi cadastrada.

A maioria dos brasileiros que tiveram contas invadidas são homens (59%), contra 41% de mulheres. Dessas vítimas, 66% têm até 31 anos e 34% entre 32 e 45 anos.

Contas mais antigas também são mais visadas, pois são consideradas mais idôneas pelos sites devido ao tempo de criação e histórico de transações. Por isso os golpistas tem preferido utilizar dados de contas com mais de cinco anos, que são 63% das contas invadidas analisadas pelo estudo.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Autor
Notícias relacionadas