🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
Dell ISG
it forum
IT Forum Trancoso 2025
Nvidia

Nvidia e Dell ISG: ‘CIO é o novo RH dos agentes de IA’

Na era dos agentes de inteligência artificial (IA) generativa, o papel do CIO se assemelha ao de um profissional de recursos humanos (RH). Essa foi a conclusão de Marcel Saraiva, gerente regional de Vendas da Nvidia Enterprise, durante um debate com Bruno Luiz Assaf, diretor da Dell ISG Brasil, durante o IT Forum Trancoso 2025. “O […]

Publicado: 06/12/2025 às 10:42
Leitura
2 minutos
Marcel Saraiva, gerente regional de Vendas da Nvidia Enterprise, e Bruno Luiz Assaf, country diretor de ISG da Dell, CIO
Construção civil — Foto: Reprodução

Na era dos agentes de inteligência artificial (IA) generativa, o papel do CIO se assemelha ao de um profissional de recursos humanos (RH). Essa foi a conclusão de Marcel Saraiva, gerente regional de Vendas da Nvidia Enterprise, durante um debate com Bruno Luiz Assaf, diretor da Dell ISG Brasil, durante o IT Forum Trancoso 2025.

“O CIO é o novo RH dos agentes de IA”, afirmou o executivo. “É preciso incorporar essa tecnologia à empresa e, então, entregá-la como uma ferramenta.”

Leia mais: Itaú Unibanco transforma experiência de clientes com projeto de conectividade

Para Saraiva, essa nova função do CIO está diretamente ligada à transformação que foi trazida pela IA generativa dentro do ambiente corporativo. Se antes equipes de tecnologia tinham o controle sobre tudo o que era oferecido às áreas de negócio; agora, o cenário mudou: os próprios times de negócio provocam a TI e exigem a adoção de novas soluções.

“Isso gera desconforto para quem lidera a tecnologia. Hoje, todos compreendem um pouco de tecnologia, especialmente quando falamos de IA. A Caixa de Pandora foi aberta. Essa aceleração precisa impulsionar a forma como trabalhamos e como dominamos a tecnologia”, destacou.

Assaf, da Dell ISG, reforçou o ponto levantado por Marcel. Para ele, organizações já vivem um novo momento da de adoção de IA generativa, diferente daquele que enfrentaram quando a tecnologia surgiu, ao final de 2022.

Em sua perspectiva, o uso dessas ferramentas voltadas à produtividade e eficiência, com base em agentes de IA, por exemplo, já não é mais suficiente. “Precisamos avançar de fato rumo à inovação”, declarou.

Para concretizar essa visão, o executivo defende que as empresas devem se transformar em fábricas de IA – não apenas adotar a tecnologia, mas ser capazes de incorporá-la em iniciativas inovadoras e escalá-la de forma sistemática para gerar impacto real no negócio.

“Estamos fazendo experimentações, mas agora queremos focar em iniciativas que realmente movam a régua, que tragam novas receitas ou produtos inovadores”, finalizou.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Notícias relacionadas