🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
Java
JavaScript
Programação
Python

JavaScript segue como principal linguagem de programação, mas Python supera Java

Pesquisa da JetBrains, fabricante de ferramentas de desenvolvimento, mostra que a linguagem de programação mais usada entre os desenvolvedores ainda é a JavaScript, com folga na liderança. A linguagem Python ficou em segundo lugar no ranking, após ultrapassar a Java. A JetBrains é a criadora da linguagem de programação de aplicativos oficial Android, Kotlin, e […]

Publicado: 08/12/2025 às 01:59
Leitura
4 minutos
Python linguagem programação
Construção civil — Foto: Reprodução

Pesquisa da JetBrains, fabricante de ferramentas de desenvolvimento, mostra que a linguagem de programação mais usada entre os desenvolvedores ainda é a JavaScript, com folga na liderança. A linguagem Python ficou em segundo lugar no ranking, após ultrapassar a Java.

A JetBrains é a criadora da linguagem de programação de aplicativos oficial Android, Kotlin, e de ferramentas como a Java IntelliJ IDEA. Segundo os 31.743 desenvolvedores entrevistados pela JetBrains, a JavaScript foi usada por 69% dos respondentes nos últimos 12 meses, e 39% o nomearam como sua linguagem de programação principal.

O relatório State of Developer Ecosystem 2021 também descobriu que Python é mais popular (52%) do que o uso geral de Java (49%). No ano passado, era 55% para Java e 54% para Python. No entanto, Java é mais popular do que Python como linguagem principal, com 32% relatando Java, contra 29% para Python.

As cinco linguagens de crescimento mais rápido são Python, TypeScript, Kotlin, SQL e Go. Parte dessas linguagens também está entre as principais linguagens que os desenvolvedores desejam aprender em 2022, incluindo Python, o superconjunto JavaScript da Microsoft, TypeScript e Go, feito pelo Google.

As 10 principais linguagens em ordem decrescente foram JavaScript, HTML/CSS, SQL, Python, Java, linguagem de script Shell, PHP, TypeScript, C++ e C#. As linguagens restantes no top 20 incluíram C, Go, Kotlin, Dart, GraphQL, Swift, Ruby, Rust, Groovy e MATLAB.

Big Data

A pesquisa também abordou outras tendências, como modelo de trabalho e uso big data.

De acordo com o relatório, 80% dos desenvolvedores trabalham em casa, em comparação com 70% dos desenvolvedores que trabalhavam no escritório antes da pandemia de Covid-19.

Quanto ao big data, a maioria dos desenvolvedores não usa uma plataforma específica, no entanto, a Google Colab se destacou entre os respondentes, sendo usado por 19% deles. Quando questionados sobre onde seu big data estava hospedado, 36% relataram servidores internos, enquanto 26% relataram que estavam hospedados localmente.

Amazon, Google e Microsoft foram, respectivamente, as empresas que dominaram os serviços de nuvem externos: AWS (21%); Google Cloud (8%); e Azure (5%).

O Python dominou entre os desenvolvedores de big data que usam o mecanismo de analytics do Apache Spark. Dois terços (66%) dos entrevistados citaram o Python como a linguagem que eles usam com o Spark, seguido por Java. com 34%, e Scala, com 11%.

O relatório da JetBrains encontrou uma correlação entre o uso de notebooks Jupyter e Apache Beam com desenvolvedores que usam o Google Cloud, diz o site ZDNet. Segundo o levantamento, Apache Spark e Apache Kafka eram mais comumente usados entre os desenvolvedores de AWS.

A pesquisa analisou também as ferramentas e sistemas mais populares para cada idioma. Para C, o IDE mais popular foi o Visual Studio Code da Microsoft. Em sistemas de construção, o mais popular foi o CMake, seguido por Makfiles. O compilador GCC, foi o mais popular entre os respondentes, com bastante distância dos concorrentes, com 82% dos usuários de C o nomeando como seu compilador, seguido pelo Clang, com 34%.

Para os desenvolvedores C#, o GCC também saiu vitorioso, mas o Visual Studio foi o IDE principal, seguido pelo JetBrains Rider, enquanto o Windows foi o ambiente de desenvolvimento dominante. GCC também foi a primeira escolha para desenvolvedores C++.

As 5 principais linguagens aprendidas foram Java, seguido por C, Python, C ++ e JavaScript.

Quanto ao perfil dos entrevistados, três quartos (75%) frequentaram a universidade, enquanto 74% obtiveram o diploma de bacharel, 13% concluíram o mestrado e 5% seguiram para estudos de pós-graduação. Pouco mais da metade (54%) estudou ciência da computação, enquanto 22% estudou engenharia de software.

A JetBrains também perguntou quais plataformas de cursos on-line abertos eram as mais populares. A primeira escolha foi Udemy, seguida por Coursera, edX, Pluralsight, Udacity, Codecademy, Khan Academy, DataCamp e Canvas.

(Com informações de ZDNet)

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Autor
Notícias relacionadas