🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
Estudo
Fórum Econômico Mundial
IA responsável
inteligência artificial
KPMG
relatório

KPMG: 3 objetivos para o desenvolvimento inclusivo e colaborativo da IA

Construir uma infraestrutura de inteligência artificial sustentável; fazer uma curadoria de dados de alta qualidade; e estabelecer medidas de proteção para a ética e a segurança. Esses são os três objetivos estratégicos para que governos, empresas e sociedade possam alcançar uma transformação bem-sucedida usando a IA. Essa afirmação faz parte de um documento publicado recentemente […]

Publicado: 06/12/2025 às 21:16
Leitura
3 minutos
Imagem conceitual de uma mão segurando uma esfera digital que representa a inteligência artificial (IA). No centro da esfera, aparece o símbolo “AI” cercado por circuitos eletrônicos e ícones que representam tecnologias e elementos de segurança digital, simbolizando os diversos usos e a complexidade da IA. A imagem remete a temas como inteligência artificial responsável, transparência, ética e ESG (ambiental, social e governança) (IA, IA responsavel, IA transparente, ética, ESG, kpmg)
Construção civil — Foto: Reprodução

Construir uma infraestrutura de inteligência artificial sustentável; fazer uma curadoria de dados de alta qualidade; e estabelecer medidas de proteção para a ética e a segurança. Esses são os três objetivos estratégicos para que governos, empresas e sociedade possam alcançar uma transformação bem-sucedida usando a IA.

Essa afirmação faz parte de um documento publicado recentemente pela consultoria KPMG, em colaboração com a Aliança de Governança de Inteligência Artificial do Fórum Econômico Mundial. O objetivo da publicação – chamada Blueprint for Intelligent Economies: AI Competitiveness through Regional Collaboration – é promover o desenvolvimento da tecnologia de forma inclusiva e mitigar a lacuna no acesso às inovações trazidas por ela.

“O documento busca auxiliar nações e regiões, independentemente do nível de maturidade de inteligência artificial, num cenário em que a adoção deste recurso continua sendo um desafio global e não há uma abordagem única para lidar com esses obstáculos”, diz Frank Meylan, sócio-líder de tecnologia, transformação digital e inovação da KPMG no Brasil e na América do Sul.

Leia mais: Empresas buscam alternativas à IA dos EUA diante de lacunas em moderação e suporte

O executivo defende estratégias nacionais ou regionais como ferramentas para a elaboração e a implementação de iniciativas da tecnologia. “Elas devem ser endossadas no mais alto nível para demonstrar um comprometimento com o sucesso a longo prazo”, diz.

De acordo com o documento, a criação de uma inteligência artificial equitativa requer envolvimento ativo dos usuários finais, empreendedores, empresas e governos. A participação de membros da academia e da sociedade civil também é indispensável para formação de talentos, desenvolvimento de economias e para reforçar a necessidade de marcos regulatórios para a segurança e ética no uso da IA.

“Essa cooperação é crucial para a criação de iniciativas e soluções que abordem as necessidades dos usuários e dos principais setores industriais, bem como para estimular o crescimento inovador. Além disso, outras iniciativas podem ser implementadas como os subsídios público-privados para ampliar o acesso a baixo custo, uso de bases de dados multilíngues, inclusivos e customizados de acordo com as necessidades apresentadas”, defende Ricardo Santana, sócio-líder de inteligência artificial da KPMG no Brasil.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Notícias relacionadas