🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
computação em núvem
Enterprise Cloud Index
multicloud
Nutanix

Multicloud saltará para 64% nos próximos três anos, aponta estudo

Multicloud é o modelo de implantação mais utilizado atualmente e a adoção empresarial saltará para 64% nos próximos três anos. Os dados são do Enterprise Cloud Index (ECI), estudo global da Nutanix que teve sua quarta edição divulgada. A pesquisa mostrou que a complexidade do gerenciamento pelas fronteiras da nuvem continua sendo um grande desafio […]

Publicado: 08/12/2025 às 17:15
Leitura
3 minutos
multicloud, Wipro
Construção civil — Foto: Reprodução

Multicloud é o modelo de implantação mais utilizado atualmente e a adoção empresarial saltará para 64% nos próximos três anos. Os dados são do Enterprise Cloud Index (ECI), estudo global da Nutanix que teve sua quarta edição divulgada.

A pesquisa mostrou que a complexidade do gerenciamento pelas fronteiras da nuvem continua sendo um grande desafio para as empresas. Para 87% dos participantes, o sucesso da multicloud requer um gerenciamento mais simples por meio de infraestruturas mistas de nuvens.

Para enfrentar os principais desafios relacionados à interoperabilidade, segurança, custo e integração de dados, 83% dos entrevistados concordam que um modelo híbrido multicloud é o ideal.

“Embora as empresas estejam visualizando e usando a TI de forma mais estratégica do que nunca, a complexidade da multicloud está criando desafios que impedem o sucesso da nuvem”, disse Rajiv Ramaswami, presidente e CEO da Nutanix. “Resolver essas complexidades está dando lugar a um novo modelo multicloud híbrido que torna a nuvem um modelo operacional em vez de um destino.”

Leia também: Gastos mundiais de TI crescerão 5,1% em 2022, diz Gartner

Este ano, os entrevistados da pesquisa foram questionados sobre seus atuais desafios na nuvem, como eles estão executando aplicações comerciais agora e onde planejam executá-las no futuro. Os respondentes também foram questionados sobre o impacto da pandemia nas decisões recentes, atuais e futuras de infraestrutura de TI.

Segundo o estudo, os principais desafios de multicloud compreendem gerenciamento de segurança (49%), integração de dados (49%) e custo (43%) na borda da nuvem.

O levantamento também revela que a pandemia mudou a forma como quase todas as organizações operam. Neste contexto, o multicloud oferece suporte a essa nova maneira de trabalhar. Bem mais da metade dos entrevistados (61%) dizem que estão focados em oferecer configurações de trabalho mais flexíveis por causa da pandemia.

A mobilidade da aplicação é o mais importante, apontam os participantes. Quase todas as organizações (91%) mudaram uma ou mais aplicações para um novo ambiente de TI durante os últimos 12 meses. Entretanto, 80% dos entrevistados concordam que mover uma carga de trabalho para um novo ambiente de nuvem pode ser caro e demorado.

Leia mais: Eduardo Peixoto assume cargo de CEO do CESAR

Eles citam a segurança (41%) com mais frequência como o motivo da mudança, seguido pelo desempenho (39%), e controle da aplicação (38%).

Por fim, o índice mostra que empresas estão se tornando mais estratégicas no uso da infraestrutura de TI. Quase três quartos dos entrevistados (72%) dizem acreditar que a função de TI em suas organizações é percebida como mais estratégica do que era há um ano. Eles também citam razões comerciais para mudar seus modelos de infraestrutura, tais como melhorar o trabalho remoto e a colaboração (40%), apoiar melhor os clientes (36%), e fortalecer a continuidade dos negócios (35%).

Além disso, eles começaram a combinar estrategicamente cada carga de trabalho com a infraestrutura mais adequada, com base em fatores como segurança (41%), desempenho (39%) e custo (31%), provavelmente um motor principal por trás da proliferação da multicloud.

O Enterprise Cloud Index foi realizado pela Vanson Bourne em nome da Nutanix. Participaram 1.700 tomadores de decisão de TI em todo o mundo, questionados entre agosto e setembro de 2021. A base de respostas abrangeu várias indústrias e portes de empresas no Brasil e nas seguintes regiões: Américas; Europa, Oriente Médio e África (EMEA); e a região da Ásia-Pacífico (APJ).

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Autor
Notícias relacionadas