Ciberataques
PMEs
SonicWall

Ransomware cresce 259% na América Latina, alerta SonicWall 2025

A crença comum entre pequenas e médias empresas (PMEs) de que o tamanho é diretamente proporcional ao interesse dos cibercriminosos é uma falácia – ao menos é o que indica um estudo divulgado essa semana pela SonicWall, o Relatório Anual de Ameaças Cibernéticas 2025, que indica eles estão usando ataques mais eficientes impulsionados por IA […]

Publicado: 10/12/2025 às 19:09
Leitura
2 minutos
Imagem de um teclado de computador sendo usado por uma pessoa, com efeito de luzes em tons de rosa, roxo e azul. No centro da imagem, há um ícone de alerta em formato triangular com um ponto de exclamação, representando aviso ou risco digital, em estilo gráfico moderno com distorções visuais. (ransomware, empresa, cibersegurança, criptografia de dados, violações de dados, ransomware)
Construção civil — Foto: Reprodução

A crença comum entre pequenas e médias empresas (PMEs) de que o tamanho é diretamente proporcional ao interesse dos cibercriminosos é uma falácia – ao menos é o que indica um estudo divulgado essa semana pela SonicWall, o Relatório Anual de Ameaças Cibernéticas 2025, que indica eles estão usando ataques mais eficientes impulsionados por IA contra esse perfil de vítima.

Os atacantes utilizam automação, inteligência artificial e técnicas avançadas para driblar as defesas tradicionais. Essas táticas em evolução tornam quase impossível para as empresas se defenderem sem um time especializado em cibersegurança, alega a empresa.

Leia mais: Dados do GitHub expostos brevemente na web podem permanecer acessíveis em IA generativa

“É um crescimento impulsionado por criminosos com foco em mercados mais vulneráveis, em que a adoção de novas tecnologias de segurança cibernética está atrasada. Esse rápido aumento destaca a forte ameaça à nossa região”, diz Oscar Chavez-Arrieta, vice-presidente da SonicWall América Latina, destacando que os ataques de ransomware na região aumentaram 259%.

Para ele, o relatório “deixa claro” que MSSPs e parceiros de canal devem agir para fechar brechas. Inteligência de ameaças em tempo real, automação e estratégias de segurança fortes são essenciais para permanecer à frente dos atacantes, alega. O problema é ainda mais grave pela demora das empresas em atualizar seus sistemas.

“Observamos que algumas organizações levam de 120 a 150 dias para aplicar um patch crítico”, diz em comunicado Bob VanKirk, presidente e CEO da SonicWall. “Agora, mais do que nunca, as empresas precisam do suporte de um MSP/MSSP que ofereça monitoramento de ameaças em tempo real e capacidades de SOC. Soluções de segurança legadas não são mais suficientes; é necessário adotar uma nova mentalidade para se manter à frente das ameaças modernas.”

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas