🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
Dell AI Forum Edition
PBIA

“Por incrível que pareça, temos recursos para Plano Brasileiro de IA”, diz coordenador do MCTI

O Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), lançado em julho de 2024, é uma estratégia que visa impulsionar o desenvolvimento de tecnologias de IA no país. O objetivo central é promover o avanço econômico, a inclusão digital e a inovação, posicionando o Brasil de forma competitiva no cenário global. Este tema foi debatido em coletiva […]

Publicado: 06/12/2025 às 02:46
Leitura
3 minutos
presidente da Dell Brasil, Diego Puerta; Ana Oliveira, diretora-sênior do Centro de Inovação e IA da Dell; e Guilherme Correa, coordenador geral de tecnologias digitais (CGTD) do MCTI. Imagem: divulgação
Construção civil — Foto: Reprodução

O Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), lançado em julho de 2024, é uma estratégia que visa impulsionar o desenvolvimento de tecnologias de IA no país. O objetivo central é promover o avanço econômico, a inclusão digital e a inovação, posicionando o Brasil de forma competitiva no cenário global.

Este tema foi debatido em coletiva de imprensa no evento Dell Forum AI Edition, realizado em São Paulo, entre o presidente da Dell Brasil, Diego Puerta; Ana Oliveira, diretora-sênior do Centro de Inovação e IA da Dell; e Guilherme Correa, coordenador geral de tecnologias digitais (CGTD) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Correa explicou que parte dos investimentos previstos pelo Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) vem de recursos orçamentários, do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), cerca de R$ 12 bilhões, e ainda empréstimos junto ao BNDES e ao Finep.

E afirmou: “Por incrível que pareça, no PBIA, temos recursos. Há dois ou três anos, nos foi permitido usar recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT”.

De acordo com o coordenador do MCTI, em 2025, virão R$ 20 bilhões do FNDCT, considerando que não é mais permitido seu contingenciamento. Contudo, nem tudo são flores nessa trajetória. Até que o recurso chegue ao seu destino, lamenta o executivo, passa por uma longa jornada de validações, comprometendo a eficiência por conta da burocracia. E assim universidades cetros de pesquisa e desenvolvimento perdem valioso tempo para inovar.

Apesar dos avanços da inovação em solo nacional, Puerta acredita que ainda há um caminho a percorrer e desafios a vencer como o tímido incentivo à inovação e o valor do câmbio que inibe projetos.

Leia também: Para Marcos Sirelli, diretor de TI da Porto Seguro, IA é questão de negócios

Capacitação necessária e premente

Para Puerta, a capacitação das pessoas é fundamental para a evolução da IA no país. Não por acaso, a empresa investe em projetos de qualificação que inclui pessoas com deficiência e de baixa renda. “Todo o nosso esforço na construção dessa estrutura resultou e resulta em resultados expressivos apoiado em base sólida, que proporciona solidez aos clientes na hora de escolherem seus parceiros de tecnologia.”

Ana Oliveira, diretora-sênior do Centro de Inovação e IA da Dell, acrescenta que está há 12 anos nessa jornada no centro de inovação que conta com 57 pessoas no Brasil. “É o maior grupo de IA da Dell. O meu time ajuda no desenvolvimento de IA, alinhados à Lei de Propriedade Intelectual, praticantes da Lei de Informática. Submetemos patentes na área e trabalhamos com clientes para entender possíveis problemas”, relatou, acrescentando que no momento, o centro vive um momento aquecido. “Com a GenAI, todo dia é dia de e inovação.”

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Notícias relacionadas