🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
Mastercard
pagamentos digitais
PIX

Uso de métodos de pagamento digitais se consolida no Brasil, aponta estudo

A transformação no cenário de pagamentos iniciada durante a pandemia está se consolidando no Brasil. Isso é o que revela a edição 2022 do New Payments Index, estudo realizado pela Mastercard que avalia anualmente o comportamento do consumidor em relação aos métodos de pagamento emergentes. Em sua segunda edição, a pesquisa foi realizada com mais […]

Publicado: 08/12/2025 às 11:19
Leitura
3 minutos
Uso de métodos de pagamento digitais se consolida no Brasil, aponta estudo
Construção civil — Foto: Reprodução

A transformação no cenário de pagamentos iniciada durante a pandemia está se consolidando no Brasil. Isso é o que revela a edição 2022 do New Payments Index, estudo realizado pela Mastercard que avalia anualmente o comportamento do consumidor em relação aos métodos de pagamento emergentes.

Em sua segunda edição, a pesquisa foi realizada com mais de 35 mil pessoas ao redor do mundo. O estudo inclui o Brasil, que contou com 697 participantes, ouvidos entre março e abril deste ano.

Segundo o levantamento, 86% dos brasileiros usaram pelo menos um método de pagamento digital no ano passado. Além disso, 94% afirmaram que provavelmente usarão um método de pagamento digital no próximo ano.

São contabilizados como pagamentos digitais quaisquer modalidades com a exceção de dinheiro e cartões de crédito e débito tradicionais.

Com isso, os métodos digitais incluem QR Code (46%), cartões de crédito ou débito digitais (44%), carteira digital (43%), pagamento instantâneo (42%), pagamento direto da conta (41%), carteira móvel para smartphone por toque (40%), transferências digitais via aplicativo (40%), pagamento biométrico (19%), pagamento via dispositivo vestível (10%) e criptomoedas (13%).

“O que a gente consegue enxergar aqui é que há dois anos pagamentos como o por aproximação eram praticamente inexistentes no Brasil. Agora, você tem um nível de penetração muito alto e respondentes dizendo que usam isso de forma importante.”, disse Estanislau Bassols, presidente da Mastercard Brasil. “Quando você olha a curva de adoção [de pagamentos digitais], ela está muito acelerada. Tanto durante a pandemia quanto nesse pós-pandemia, onde se mantém as tendências.” Cartão de crédito ou débito por aproximação já foram usados por 56% dos participantes do estudo.

Além de meio facilitado de pagamento, a tecnologia também já é parte da vida financeira da maior parte dos brasileiros. De acordo com a pesquisa, 89% dos entrevistados afirmaram usar ferramentas digitais para a realização de pelo menos uma tarefa financeira. No total, 63% acreditam que essas ferramentas permitem um melhor controle do seu dinheiro.

Segurança e dados biométricos

Além da comodidade, meios de pagamento digitais são entendidos como seguros pelos pagadores nacionais. Para 52% dos entrevistados, a escolha da forma de pagamento é guiada pela segurança. Essa preocupação está em todas as faixas-etárias da sociedade, mas Boomers são os que mais dão prioridade: 67% cita a segurança como fator de escolha. “Conforto é uma tendência que cresce, mas segurança é extremamente relevante”, pontuou Bassols.

Entre os países da América Latina, o Brasil é o país onde o uso da tecnologia biométrica é maior – 73% já utilizaram alguma forma de biometria para fazer pelo menos um pagamento.

Para 81% dos respondentes, usar a biometria para pagamento é uma ação mais segura do que usar um PIN, senha ou outro tipo de identificação.

Como toda nova tecnologia, a privacidade de dados é um ponto de atenção para 79% dos entrevistados, que disseram estar preocupados com a forma como as entidades usam seus dados.

“O grande desafio do mercado é se adequar às novas demandas, oferecendo cada vez mais segurança e comodidade para este consumidor que está mais exigente, sempre com a confiança como pilar central de todos estes processos,” explicou o executivo da Mastercard Brasil.

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Autor
Notícias relacionadas