🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
deep fake
fake news
Fernando Haddad
IA
inteligência artificial
Ministério da Fazenda

Haddad é vítima de deep fake criado com IA e se pronuncia

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi recentemente vítima de um deep fake, técnica de síntese de imagens e sons humanos baseada em inteligência artificial. No vídeo criado por IA e amplamente divulgado nas redes, o falso Haddad aparece em uma entrevista na qual supostamente confirmava novas taxas de imposto, incluindo a chamada ‘taxa do […]

Publicado: 07/12/2025 às 05:03
Leitura
2 minutos
Esta imagem mostra um homem com cabelos grisalhos e expressão séria. Ele está vestido com um fato cinzento e camisa branca, olhando para o lado direito. O fundo é escuro, destacando seu rosto iluminado. (haddad, big tech, brasil)
Construção civil — Foto: Reprodução

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi recentemente vítima de um deep fake, técnica de síntese de imagens e sons humanos baseada em inteligência artificial. No vídeo criado por IA e amplamente divulgado nas redes, o falso Haddad aparece em uma entrevista na qual supostamente confirmava novas taxas de imposto, incluindo a chamada ‘taxa do cachorrinho’, destinada a quem possui animais domésticos, e uma nova taxa para transações realizadas via PIX.”

A montagem viralizou no X e no TikTok nesta quinta-feira (09), acompanhada de imagens de estabelecimentos notificando que repassariam a suposta taxa ou que não aceitavam mais pagamentos via Pix, o que gerou revolta entre internautas que acreditaram na falsa notícia. O vídeo foi publicado um dia após o governo anunciar que irá monitorar movimentações acima de R$ 5 mil por mês para pessoas físicas e de R$ 15 mil para empresas.

Leia também: ‘Barbárie digital’: governo Lula reage à Meta e cobra explicações em até 72h

Diante da repercussão da fake news, o Ministério da Fazenda se pronunciou. Em um vídeo oficial publicado em suas redes sociais, Haddad desmentiu as informações sobre as novas taxas polêmicas, afirmando que os únicos a pagarem novos impostos serão as bets, empresas de casas de aposta. No vídeo, o ministro ainda ressaltou a importância de verificar informações antes de compartilhá-las.

Em janeiro de 2025, entrou em vigor o mercado regulado de apostas no Brasil, obrigando as bets a se regulamentarem e a contribuírem fiscalmente no país. O Brasil possui o segundo maior tempo de navegação em sites de aposta do mundo, alcançando 9 horas e 13 minutos por dia.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Notícias relacionadas