🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
AMD
aquisição

AMD aposta em fotônica de silício e compra a Enosemi para turbinar IA

Em mais um movimento para consolidar sua presença no mercado de inteligência artificial (IA), a AMD anunciou a aquisição da Enosemi, startup do Vale do Silício, nos Estados Unidos, especializada em fotônica de silício. A tecnologia permite a transmissão de dados por meio de luz, em vez de sinais elétricos, tornando as conexões entre chips […]

Publicado: 07/12/2025 às 08:05
Leitura
2 minutos
Logótipo da AMD em branco sobre fundo preto, com o nome da empresa em destaque e o símbolo gráfico angular ao lado.
Construção civil — Foto: Reprodução

Em mais um movimento para consolidar sua presença no mercado de inteligência artificial (IA), a AMD anunciou a aquisição da Enosemi, startup do Vale do Silício, nos Estados Unidos, especializada em fotônica de silício. A tecnologia permite a transmissão de dados por meio de luz, em vez de sinais elétricos, tornando as conexões entre chips muito mais rápidas e eficientes, algo essencial para dar conta da escalada de complexidade dos modelos de IA atuais.

Fundada em 2023, a Enosemi desenvolve circuitos integrados fotônicos, com aplicações que vão desde data centers até sistemas de rede de alta performance. Seus produtos incluem interconexões ópticas que combinam processamento e comunicação no mesmo chip, uma solução que se torna cada vez mais atrativa com o crescimento dos modelos de IA generativa.

Leia também: Federico Grosso, da ServiceNow: “IA vai reescrever o papel da TI nas empresas”

Inovação turbinada

Segundo o TechCrunch, a AMD não revelou os valores da transação, mas destacou que a integração da Enosemi vai acelerar sua capacidade de inovação em óptica coembalada, tecnologia crítica para escalar o desempenho dos sistemas de IA. A equipe da startup já colaborava com a AMD em projetos anteriores e agora passa a atuar dentro da companhia, com foco em soluções para as próximas gerações de chips.

Essa é a primeira aquisição da AMD desde a compra da ZT Systems, fabricante de servidores, por US$ 4,9 bilhões. A empresa está investindo pesado em IA. Em 2024, suas receitas com chips voltados à inteligência artificial chegaram a US$ 5 bilhões.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Notícias relacionadas