🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
AMD
Brium
Nvidia

AMD compra startup que desafia domínio da Nvidia na IA

A AMD anunciou nesta quarta-feira (4) a aquisição da startup Brium, especializada em otimização de software para inteligência artificial (IA). Embora os valores do negócio não tenham sido revelados, a estratégia por trás do movimento é reduzir o domínio da Nvidia no mercado de hardware para IA, conforme destacou o TechCrunch. A Brium, ainda em […]

Publicado: 06/12/2025 às 19:52
Leitura
2 minutos
Logótipo da AMD em branco sobre fundo preto, com o nome da empresa em destaque e o símbolo gráfico angular ao lado.
Construção civil — Foto: Reprodução

A AMD anunciou nesta quarta-feira (4) a aquisição da startup Brium, especializada em otimização de software para inteligência artificial (IA). Embora os valores do negócio não tenham sido revelados, a estratégia por trás do movimento é reduzir o domínio da Nvidia no mercado de hardware para IA, conforme destacou o TechCrunch.

A Brium, ainda em modo “stealth” e com presença discreta on-line, desenvolve aplicações que permitem que modelos de IA operem em diferentes tipos de hardware, inclusive aqueles que não são da Nvidia. A empresa, portanto, ajuda a “destravar” a compatibilidade dos softwares de IA, que hoje são em grande parte desenvolvidos com foco nos chips da rival.

Leia também: Meta financiará reativação de usina nuclear nos EUA para alimentar IA

Menos dependência, mais interoperabilidade

A própria Brium já havia publicado em novembro de 2024 um texto em seu blog criticando a dependência da indústria em relação à Nvidia. No artigo, a startup cita diretamente a AMD como alternativa viável, mas reconhece o desafio de adaptar cargas de trabalho pensadas para GPUs Nvidia. “Na Brium, queremos permitir inferência eficiente de modelos de IA em uma gama variada de arquiteturas”, dizia a publicação.

A aquisição marca a quarta compra estratégica da AMD voltada à construção de um ecossistema mais aberto de IA. A companhia já havia adquirido a Silo AI (julho de 2024), a Nod.AI (outubro de 2023) e a Mipsology (agosto de 2023).

Em comunicado oficial, a AMD reforçou o compromisso de criar um ambiente de alto desempenho e aberto para desenvolvedores de IA. Mas, como ressalta o TechCrunch, o movimento também responde a um obstáculo técnico relevante: a maioria dos modelos de IA hoje é otimizada para os chips da Nvidia, o que limita a competição no setor.

A AMD não forneceu mais detalhes sobre como integrará a Brium ao seu portfólio.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Notícias relacionadas