🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
FGV
governo
unico

Brasil perde R$ 104 bi por falta de processos digitais de identificação

Um levantamento inédito realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), à pedido da Unico, revelou que o Brasil tem desperdiçado dezenas de bilhões quando o assunto é maturidade digital de governos e empresas. Segundo o levantamento O Custo Brasil da Identificação, no ápice da digitalização de 2021, o custo de provar a identidade variou de R$ 104,4 […]

Publicado: 08/12/2025 às 08:56
Leitura
4 minutos
identificação, biometria
Construção civil — Foto: Reprodução

Um levantamento inédito realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), à pedido da Unico, revelou que o Brasil tem desperdiçado dezenas de bilhões quando o assunto é maturidade digital de governos e empresas. Segundo o levantamento O Custo Brasil da Identificação, no ápice da digitalização de 2021, o custo de provar a identidade variou de R$ 104,4 bilhões a R$ 174,2 bilhões, o que representa de 1,2% a 2% do PIB naquele ano.

Trata-se, diz o estudo, de um resultado expressivo quando comparado ao impacto esperado de reformas, como a tributária e previdenciária. “O país perde três vezes mais com a ineficiência dos processos de identificação do que o valor que se espera economizar com reformas importantes”, afirma Renan Pieri, professor do Departamento de Planejamento e Análise Econômica da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV/EAESP).

O objetivo do levantamento foi mapear as situações mais relevantes em que provar a própria identidade pode representar um entrave ou um custo e contribuir com o debate de como tornar empresas e governos mais eficientes. Quando analisada sob a ótica de cada cidadão, essa ineficiência mostrou um peso importante também para o bolso do brasileiro que gastou, em média, de R$ 497 a R$ 830 no ano para se identificar, em serviços rotineiros, como liberar uso de cartão no banco ou entregar documentos para ser admitido em um emprego.

Leia também: Principais e-commerces no Brasil pecam em experiência do usuário

Na análise do levantamento, os resultados revelam que o país não tem aproveitado da melhor maneira possível as oportunidades da evolução tecnológica – que incluem as mais recentes soluções em inteligência artificial e o 5G, por exemplo.

“A vida se tornou mais digital, mas provar que ´eu sou eu´ ainda continua seguindo a lógica tradicional, com muitos processos físicos e desperdício de tempo e dinheiro. Empresas e governo têm investido para engajar as pessoas no mundo online, mas ainda há um longo caminho para inovar no quesito autenticação de identidade, garantindo segurança e privacidade”, explica Pieri.

Base de cálculo

Para o estudo, foram analisados pelos pesquisadores da FGV uma série de dados e processos, inclusive os que envolvem a relação entre empresa e consumidor; empresa e empresa; e consumidor com consumidor. Nessas relações, o custo da identificação pode ter chegado a R$ 51,9 bilhões de reais somente em 2021. Se olharmos para o grupo trabalhadores/empregadores, o valor alcança R$ 22,9 bilhões, sendo 33% maior que o custo estimado para as relações entre cidadãos e governo (R$ 17,2 bilhões). Além disso, o estudo também destaca que os entraves de identificação tradicional geram fraudes que acarretam custos que vão de R$ 37,3 a R$ 72,2 bilhões.

Os cálculos são baseados nos custos relacionados a situações do cotidiano, como processos de contratação de recursos humanos; deslocamento para a emissão ou assinatura de documentos.

“Conseguimos identificar um grande potencial de aumento na eficiência econômica que pode ser gerado pela implementação de processos baseados em identidade digital”, explica o professor Renan Pieri. O economista destaca que tais ganhos podem ser ainda maiores para o país com a adoção de mecanismos de identidade digital avançada, que possibilitam o armazenamento de informações adicionais atreladas a identidades individuais, como dados fiscais, por exemplo.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Autor
Notícias relacionadas