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Exclusivo: 61% dos brasileiros acham que IA vai impactar serviços financeiros

Mais da metade (61%) dos brasileiros acredita que a inteligência artificial terá mais impacto nos serviços financeiros do que em outras áreas, e 78% dizem que as transações vão acelerar. É o que revela um estudo recente da Salesforce, que indica que os clientes brasileiros do setor estão otimistas com a chegada da IA por […]

Publicado: 10/12/2025 às 19:10
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A imagem mostra um homem vestindo um terno escuro e camisa azul clara, segurando um cartão de crédito em uma mão e um smartphone na outra. Ele está sorrindo enquanto parece realizar uma transação ou compra online. No fundo, há um ambiente moderno e bem iluminado, possivelmente um escritório ou espaço corporativo. A cena transmite a ideia de tecnologia financeira, pagamentos digitais e transações seguras. (fintech, fintechs, crédito, dinheiro, cartão, brasileiros)
Construção civil — Foto: Reprodução

Mais da metade (61%) dos brasileiros acredita que a inteligência artificial terá mais impacto nos serviços financeiros do que em outras áreas, e 78% dizem que as transações vão acelerar. É o que revela um estudo recente da Salesforce, que indica que os clientes brasileiros do setor estão otimistas com a chegada da IA por conta de uma “insatisfação generalizada” com as instituições financeiras locais, incluindo bancos, seguradoras e gestoras de patrimônio.

Os dados fazem parte de um relatório chamado Connected Financial Services Report. O recorte sobre o Brasil foi adiantado com exclusividade ao IT Forum. Foram ouvidos 9,5 mil clientes de bancos, seguradoras e gestoras de patrimônio no mundo todo, incluindo 500 brasileiros, entre setembro e outubro de 2024.

Leia mais: Empreendedoras brasileiras equilibram negócios e sustento familiar com apoio da IA

“Para que humanos e agentes trabalhem juntos e de forma eficiente, é fundamental que as instituições financeiras não só implementem, mas adotem a tecnologia com confiança, transparência e sempre seguindo os níveis de conformidade”, diz em comunicado José Duarte, vice-presidente de área em serviços financeiros na Salesforce Brasil.

Os consumidores dizem que o preço dos serviços é um fator fundamental para se manterem fiéis a uma instituição financeira. A experiência também conta: 45% dos brasileiros dizem que seguiriam clientes de um banco que que presta um bom serviço, mesmo que os preços aumentassem – convicção mais forte entre clientes de alta renda (47%).

No que diz respeito à confiança dos brasileiros na IA aplicado ao setor financeiro, 76% dizem confiar “um pouco” nesse uso. Apenas 16% confiam plenamente na tecnologia. Os principais fatores que aumentariam a confiança são a transparência no uso, a validação dos resultados e o controle do usuário sobre como os agentes são aplicados.

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