🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
agro
ESG
IoT
segurança
SonicWall

Carapreta utiliza soluções de segurança para garantir metas ESG no agro

Cobrir a cibersegurança é fundamental para manter o controle e qualidades das operações em diferentes indústrias. Com o mercado de carnes nobres não é diferente. A Carapreta, marca do grupo mineiro ARG líder em vendas de cortes angus, adotou soluções de segurança SonicWall para garantir a interconexão segura na matriz, em Belo Horizonte, e em […]

Publicado: 07/12/2025 às 08:19
Leitura
3 minutos
Construção civil — Foto: Reprodução

Cobrir a cibersegurança é fundamental para manter o controle e qualidades das operações em diferentes indústrias. Com o mercado de carnes nobres não é diferente. A Carapreta, marca do grupo mineiro ARG líder em vendas de cortes angus, adotou soluções de segurança SonicWall para garantir a interconexão segura na matriz, em Belo Horizonte, e em onze pontos de rede entre as diversas unidades.

“Com a criação de animais, a operação das fazendas acontece durante 24 horas, em diversos turnos. A demanda por segurança, comunicação e suporte é ininterrupta”, afirma Breno de Faria, Coordenador de TI e Especialista em Cibersegurança da Carapreta.

Com a migração do Grupo ARG da construção civil para o agronegócio, e o crescimento dessa atividade, a empresa atualizou as soluções de segurança SonicWall para reforçar a segurança nas pontas, realizando a autenticação dos usuários. Essa infraestrutura apoia os diferentes ecossistemas que abrigam 2,5 mil funcionários. “Precisávamos garantir a segurança nas diferentes localidades – por essa razão, cada novo ponto de rede recebe um appliance da SonicWall”, reforça Faria.

Os firewalls cobrem onze pontos de rede, apoiando 800 dispositivos e 600 contas de usuários, se estendendo sobre a sede da Carapreta, em Belo Horizonte, as fazendas e frigoríficos, além de dois links de comunicação redundantes para atender a demanda por internet dos funcionários nas agrovilas das fazendas. Ao mesmo tempo cobre dispositivos de Internet das Coisas espalhados pelo campo.

A Internet das Coisas assume um papel importante nas operações da empresa tendo em vista que ajuda a garantir as metas de ESG (sigla para meio ambiente, social e governança). A IoT é usada para controlar os campos de milho, além de monitorar da engorda do boi à irrigação do campo.

Os equipamentos da SonicWall suportam diferentes dispositivos de controle espalhados no campo. São sensores de umidade, pivôs para o acionamento da irrigação, pesagem dos animais e análise da alimentação, medindo, por exemplo, o tempo que o boi permanece no cocho para o acompanhamento do ganho de peso, gerando produtividade e economia.

“Com a chegada da rede 5G, veículos autônomos e drones serão controlados remotamente exigindo novas camadas de segurança”, diz Faria.

Por atender o mercado local e internacional, os frigoríficos Carapreta têm selo de bem-estar animal. “Tudo é monitorado de forma cuidadosa e a tecnologia é estratégica para suportar e manter nosso crescimento como fornecedores de carnes premium, e estruturarmos de forma sólida nosso alinhamento ao modelo ESG”.

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Autor
Notícias relacionadas