🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
cortes orçamentários
IBM
inteligência artificial
investimento
pesquisa pública
Trump
Universidades

CEO da IBM pede ao governo Trump mais investimentos em pesquisa de IA, não cortes

O CEO da IBM, Arvind Krishna, fez um apelo direto à administração de Donald Trump. Em vez de cortar os recursos federais destinados à pesquisa e desenvolvimento em inteligência artificial (IA), o governo deveria aumentar esse financiamento. Em entrevista ao TechCrunch, Krishna afirmou de forma enfática que tanto ele quanto a IBM “acreditam fortemente” na […]

Publicado: 08/12/2025 às 03:31
Leitura
3 minutos
Fachada moderna de um edifício com o logótipo da IBM em destaque, com estrutura em madeira e vidro e uma torre envidraçada ao fundo."
Construção civil — Foto: Reprodução

O CEO da IBM, Arvind Krishna, fez um apelo direto à administração de Donald Trump. Em vez de cortar os recursos federais destinados à pesquisa e desenvolvimento em inteligência artificial (IA), o governo deveria aumentar esse financiamento.

Em entrevista ao TechCrunch, Krishna afirmou de forma enfática que tanto ele quanto a IBM “acreditam fortemente” na importância de ampliar os investimentos públicos em tecnologias críticas como IA, semicondutores e computação quântica.

“Temos sido defensores consistentes, como empresa e pessoalmente, de que o financiamento federal para P&D precisa crescer, não diminuir”, disse Krishna. O apelo vem em um momento de retração orçamentária por parte do governo federal dos Estados Unidos, que vem propondo cortes profundos em agências como a Fundação Nacional de Ciências (NSF), o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) e o Departamento de Energia.

Leia mais: Ex-presidente do BC, Campos Neto, vai integrar liderança do Nubank em 2025

Segundo o plano orçamentário para o ano fiscal de 2026 apresentado pelo governo Trump, mais da metade do orçamento da NSF seria eliminada. O foco agora está em eliminar gastos considerados “desnecessários” ou “ideológicos”. Também está sob ameaça o CHIPS Act, legislação criada no governo Biden para impulsionar a produção doméstica de semicondutores, incluindo chips voltados à IA, cujo escritório de execução foi drasticamente esvaziado em março.

Impactos no setor

Grupos do setor, como a Software and Information Industry Association, alertaram o governo em cartas recentes que a redução nos financiamentos pode prejudicar a liderança dos EUA em IA no cenário global. Dados do comitê econômico conjunto do Congresso indicam que a pesquisa financiada pelo governo retorna entre 25% e 40% ao ano, mais do que os melhores fundos de venture capital.

Durante a divulgação dos resultados financeiros do primeiro trimestre, a IBM revelou que 15 contratos federais foram cancelados, totalizando US$ 100 milhões em receitas futuras perdidas. Embora representem entre 5% e 10% da área de consultoria da empresa, os cortes já afetam diretamente o negócio.

Apesar disso, Krishna se mantém otimista. Para ele, dentro de um ano, o financiamento federal para IA, quântica e semicondutores estará tão bom ou melhor do que está hoje. Segundo o CEO da IBM, apoiar a pesquisa pública é essencial para o crescimento econômico e a competitividade dos EUA, além de garantir a liderança em tecnologias decisivas para o futuro.

*informações do TechCrunch

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Notícias relacionadas