🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
Adam Caplan
ativos digitais
NFT
NFT Cloud
Salesforce

Com promessa ESG, Salesforce anuncia entrada em NFTs

A especialista em CRM Salesforce anunciou essa semana, durante seu evento global Connections, a entrada no mundo dos tokens não-fungíveis, ou NFTs. A plataforma – chamada NFT Cloud – tem como grande objetivo dar aos clientes a possiblidade de explorar esse tipo de ativo digital. A promessa da companhia americana é que a plataforma ofereça […]

Publicado: 06/12/2025 às 17:44
Leitura
2 minutos
NFT, VR, metaverso, RV
Construção civil — Foto: Reprodução

A especialista em CRM Salesforce anunciou essa semana, durante seu evento global Connections, a entrada no mundo dos tokens não-fungíveis, ou NFTs. A plataforma – chamada NFT Cloud – tem como grande objetivo dar aos clientes a possiblidade de explorar esse tipo de ativo digital.

A promessa da companhia americana é que a plataforma ofereça maior segurança na comercialização e redução do impacto de carbono decorrente (afinal, os NFTs dependem de redes de blockchain, grandes consumidoras de recursos computacionais e, portanto, de energia elétrica).

Segundo Adam Caplan, vice-presidente sênior de tecnologias emergentes da Salesforce, o objetivo é alcançar clientes – particularmente seus departamentos de marketing e inovação – que estudam nesse momento sua entrada no metaverso, ou web3. Também tornar esse tipo de solução mais acessível.

Leia mais: 6 coisas que os CIOs devem saber sobre NFTs

“Quando olhamos para a necessidade de engajar nossos consumidores, vemos os NFTs e a comunidade no entorno dela com grande potencial”, disse o executivo, em coletiva de imprensa. “Estamos aprendendo enquanto fazemos, claro, mas há uma grande oportunidade.”

Esse aprendizado citado por Caplan explica-se em parte porque a NFT Cloud ainda é um piloto. A disponibilidade global ainda será divulgada, mas pode ocorrer em outubro próximo.

Segundo o executivo, segmentos como varejo, mídia, moda, telecom e bens de consumo encontram boa parte dos clientes potenciais.

NFT sustentável?

Para alcançar objetivos ESG, a Salesforce diz que todo o desenvolvimento da plataforma de comércio de NFTs é guiado por princípios de segurança, sustentabilidade e igualdade. Ela deverá calcular automaticamente emissões de carbono e opções de diferentes blockchains empregados, permitindo que os usuários compensem emissões inclusive com compra de créditos de carbono.

Segundo a Salesforce, a NFT Cloud não utilizará redes de blockchain que gastam energia em excesso, e promete 99% menos emissões – embora não estabeleça que comparação está sendo feita para alcançar essa porcentagem tão elevada.

Além disso, a empresa diz que serão usados templates de contratos inteligentes (smart contracts), além de um marketplace controlado pelas próprias marcas envolvidas. Ferramentas de proteção contra fraude também serão utilizadas.

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Notícias relacionadas