🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
Gestão
produtividade

Como líderes podem planejar melhor visando o longo prazo

Apesar de uma grande necessidade na vida dos gestores, pensar a longo prazo é uma tarefa muito difícil de ser aplicada na realidade na vida dos gestores, já que as demandas do dia a dia e as crises que surgem acabam consumindo todas as horas corporativas do dia.   Porém, apesar de essa ser a […]

Publicado: 06/12/2025 às 22:57
Leitura
5 minutos
Construção civil — Foto: Reprodução

Apesar de uma grande necessidade na vida dos gestores, pensar a longo prazo é uma tarefa muito difícil de ser aplicada na realidade na vida dos gestores, já que as demandas do dia a dia e as crises que surgem acabam consumindo todas as horas corporativas do dia.  

Porém, apesar de essa ser a realidade de praticamente 100% dos líderes, todos têm a consciência de que precisam incluir esse planejamento para garantir a competitividade da equipe e também se desenvolver enquanto profissional 

Esse também é um dos desafios enfrentados por Martin Zwilling, fundador e CEO da Startup Professionals, que escreveu para o portal Inc., contando as lições que aprendeu recentemente sobre o que pode ser feito para focar os gestores em planos que não envolvam o aqui e agora, absorvidas após a leitura do livro Winning Now, Winning Later (Vencendo Agora, Vencendo Mais Tarde, em tradução livreescrito por David M. Cote, antigo chairman e CEO da multinacional Honeywell

Confira os conselhos apresentados: 

1. Estabeleça uma mentalidade de longo prazo 

Não permita que você ou sua equipe sucumbam ao erro de restringir o escopo do pensamento para resolver apenas o problema de hoje. Isso evita que as pessoas se esforcem para desenvolver o tipo de novas soluções que mudarão permanentemente os negócios para melhor, em comparação aos Band-Aids de curto prazo. 

2. Conecte as operações hoje com objetivos mais à frente 

Zwilling explica que, dentro da sua experiência,a estratégia de longo prazo geralmente é empurrada para fora da agenda devido aos desafios atuais. 

Por isso, o CEO sugere aos gestores conectar abertamente todos os problemas operacionais à sua estratégia, em vez de colocar a estratégia em um plano diferente e torná-lo apenas um evento anual. “Não faça do crescimento um evento de grande sucesso”, afirma 

3. Separe as ameaças comerciais sérias das crises diárias 

Para o fundador, a tendência natural do ser humano é que as pessoas tratem todos os problemas a curto prazo e apliquem patches em vez de soluções.  

“Ameaças estratégicas – incluindo novos concorrentes, mudanças de mercado e questões ambientais – precisam de uma análise mais profunda e de uma resolução completa antes de prejudicar a sobrevivência dos negócios”, acredita. 

4. Faça da melhoria de processos um foco constante 

“Não espere por uma crise de curto prazo – ou de longo prazo – para forçar melhorias no processo”, afirma Zwilling “Ao ser proativo, capacitar e recompensar seus funcionários da linha de frente pela melhoria dos processos, você aumentará a produtividade e o crescimento de seus negócios, tanto a curto como a longo prazo”. 

5. Crie e modele uma cultura de alto desempenho 

O executivo observa que, dentro de uma empresa, cada equipe de negócios se concentra internamente por padrão, comparando-se apenas aos outros que conhecem na organização. Na visão do profissional, o líder precisa fazer um esforço para incentivar seus liderados a fazer sempre o melhor, independente das áreas vizinhas.  

“É seu trabalho como líder ser o modelo de alto desempenho, quantificar a visão da equipe com métricas e expandir a conscientização para a melhor concorrência externa e novas ferramentas”. 

6. Atrair, treinar e recompensar apenas os melhores líderes 

Zwilling afirma que essa atitude requer a alocação de uma parte significativa do seu tempo, mesmo à medida que crescem as crises diárias, para o fortalecimento do pipeline de liderança, orientando altos potenciais, pagando-os bem e recompensando resultados com feedback positivo de curto prazo, bem como oportunidades estratégicas de promoção. 

7. Examine constantemente o horizonte em busca de oportunidades de crescimento 

“Distinga as oportunidades de crescimento dos esforços de sobrevivência e garanta que sejam adequadamente financiados, recompensados e medidos”, acredita o CEO. “Saia regularmente da empresa para obter feedback sobre as necessidades futuras dos clientes, as tecnologias emergentes e as opiniões de influenciadores e especialistas da área.” 

8. Explore parceiros, fusões e aquisições para solidificar sua estratégia 

Zwilling pontua que o mercado está se movendo tão rápido que raramente é adequado confiar apenas no desenvolvimento interno para acompanhar as mudanças.  

“Você precisa avaliar constantemente fusões e aquisições, bem como desinvestimentos. Aprimore seu processo de devida diligência e integração desses novos elementos.” 

 9. Prepare-se proativamente para desacelerações e recuperações 

Certifique-se de prestar atenção às tendências macroeconômicas e dos clientes e planejar movimentos antecipados, em vez de esperar por uma crise. Isso significa identificar as iniciativas com antecedência, comunicar-se abertamente com sua equipe e pedir sua ajuda nos dilemas dos cortes e demissões de produção. 

10. Inicie o planejamento de sucessão para todas as funções, incluindo a sua 

Zwilling ressalta que o líder não deve delegar apenas ao RH a condução de promoções e planejamento de sucessão. Na percepção do CEO, cada gestor precisa identificar candidatos tanto para os seu liderados mas também para o seu próprio cargo. 

“Se você examinar profundamente o sucesso dos líderes empresariais mais reconhecidos hoje em dia, como Jeff Bezos, descobrirá que eles praticam muitos ou todos esses princípios”, acredita.

“Embora seu trabalho e soluções para objetivos de curto prazo pareçam conflitar com objetivos estratégicos, estou convencido de que, com foco, você também pode equilibrar essas prioridades e criar um legado para todos nós nos orgulharmos”. 


As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Autor
Notícias relacionadas