🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
blockchain
Correios
logística
Token

Correios publicam edital para investir em blockchain

Os Correios publicaram um edital para contratar empresas especializadas em blockchain e inteligência artificial para o setor de encomendas e entregas pelo Brasil. O objetivo da empresa é modernizar o rastreamento de encomendas e aumentar a transparência nos serviços postais. A companhia irá priorizar soluções para descentralizar operações, implementar contratos inteligentes e criar uma carteira […]

Publicado: 07/12/2025 às 18:43
Leitura
2 minutos
A imagem mostra uma placa dos Correios do Brasil em um ambiente urbano. O letreiro exibe o logotipo oficial da empresa, composto por duas setas estilizadas nas cores amarela e azul, apontando para a direita, junto com a palavra "Correios" escrita em letras azuis. A placa tem uma moldura metálica e fundo branco com detalhes em amarelo. No canto inferior esquerdo da imagem, há uma pequena placa azul com a inscrição "NORTE Comércio Local 316". Ao fundo, é possível ver árvores, um céu azul com algumas nuvens e edifícios com arquitetura típica de áreas comerciais e residenciais.
Construção civil — Foto: Reprodução

Os Correios publicaram um edital para contratar empresas especializadas em blockchain e inteligência artificial para o setor de encomendas e entregas pelo Brasil.

O objetivo da empresa é modernizar o rastreamento de encomendas e aumentar a transparência nos serviços postais. A companhia irá priorizar soluções para descentralizar operações, implementar contratos inteligentes e criar uma carteira de fidelização para clientes frequentes, usando blockchain.

O processo faz parte de um programa chamado Diálogo com os Correios, que servirá para pré-selecionar empresas, sem obrigatoriedade de contratação. A licitação foi publicada na sexta-feira (7) e aberta em 10 de março. As inscrições vão até o dia 11 de abril de 2025.

Leia mais: STF decide manter Rumble suspenso no Brasil

O uso de blockchain não é uma novidade para o setor de logística. Grandes transportadoras privadas como DHL, FedEx e UPS utilizam a tecnologia para rastreamento de remessas, disputas comerciais e gestão de contratos.

No setor marítimo, a Maersk, em parceria com a IBM, criou o TradeLens, um sistema que rastreia cargas em tempo real e otimiza processos aduaneiros. E, no Brasil, o B-Connecta, desenvolvido pelo Serpro e a Receita Federal, permite o compartilhamento seguro de dados aduaneiros entre países do Mercosul.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

*com informações da Exame

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Notícias relacionadas