analytics
CDAOs
dados
Gartner

Chefes de Data e Analytics estão pressionados a mostrar resultados de negócios

Três em cada dez (30%) dos Chief Data and Analytics Officers (CDAOs) afirmam que o principal desafio atual é a incapacidade de medir o impacto do uso de dados, analytics e inteligência artificial (IA) nos resultados dos negócios. O número faz parte de uma pesquisa anual do Gartner, a Chief Data & Analytics Officer Agenda, […]

Publicado: 10/12/2025 às 19:06
Leitura
2 minutos
Representação gráfica de análise de dados utilizando inteligência artificial (IA) e algoritmos, com gráficos, painéis interativos e projeções em tela virtual (TotalEnergies, analytics)
Construção civil — Foto: Reprodução

Três em cada dez (30%) dos Chief Data and Analytics Officers (CDAOs) afirmam que o principal desafio atual é a incapacidade de medir o impacto do uso de dados, analytics e inteligência artificial (IA) nos resultados dos negócios. O número faz parte de uma pesquisa anual do Gartner, a Chief Data & Analytics Officer Agenda, revelada recentemente e feita entre setembro e novembro de 2024 com 504 líderes executivos da área no mundo.

“Há uma enorme valorização em torno dos dados, muitas empresas falam sobre o valor deles, o desejo de ser orientadas por dados etc., mas poucas conseguem comprovar isso”, diz em comunicado Michael Gabbard, diretor sênior e analista do Gartner. “Frequentemente, as empresas que se alinham regularmente aos temas relacionados a dados superam os concorrentes”.

Leia mais: Até 2027, 40% das violações de dados de IA ocorrerão por uso indevido de GenAI entre fronteiras

A maioria (mais de 90%) diz que considera que suas funções relacionadas a entrega de valor e resultados para o negócio se tornaram suas principais responsabilidade entre os últimos 12 a 18 meses, e continuarão a ser preocupação no futuro. No entanto, apenas 22% das empresas pesquisadas definiram, rastrearam e comunicaram métricas de impacto nos negócios para a maior parte de seus casos de uso de D&A.

“Os CDAOs devem acelerar a visão orientada por dados e centrada em decisões, identificando tendências importantes com antecedência para fazer escolhas proativas e informadas sobre a estratégia de Data & Analytics, criando um contexto operacional em torno desses fatores”, diz o especialista do Gartner.

De acordo com a pesquisa, 91% dos CDAOs afirmaram que a criação de uma estratégia de D&A acionável é uma responsabilidade primária.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas