🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
Android
aplicativos
iOS
Mobile Apps

Download de aplicativos móveis mantém crescimento e sobe 31% no primeiro trimestre

O ano passado mudou a forma como os consumidores usam e interagem com aplicativos. Conforme tendência, previa-se que o download de aplicativos móveis e taxas de uso continuasse a crescer – e continuou. As instalações de aplicativos aumentaram 31% ano a ano no primeiro trimestre de 2021, enquanto as sessões, métrica de engajamento do usuário, […]

Publicado: 09/12/2025 às 03:57
Leitura
3 minutos
Construção civil — Foto: Reprodução

O ano passado mudou a forma como os consumidores usam e interagem com aplicativos. Conforme tendência, previa-se que o download de aplicativos móveis e taxas de uso continuasse a crescer – e continuou. As instalações de aplicativos aumentaram 31% ano a ano no primeiro trimestre de 2021, enquanto as sessões, métrica de engajamento do usuário, aumentaram 4,5% em 2020, de acordo com o novo relatório Mobile App Trends 2021 da empresa de análise de aplicativos Adjust.

O relatório tem base no conjunto de dados da Adjust, dos 2.000 principais aplicativos rastreados em jogos, e-commerce e fintech. A empresa analisa tendências em instalações, sessões, tempo gasto no aplicativo, retenção e reatribuição.

“A economia de aplicativos experimentou um crescimento imenso em 2020, quando as pessoas em todo o mundo perceberam os benefícios do celular em muitos aspectos de suas vidas diárias”, disse Paul Müller, cofundador e CEO da Adjust, em um comunicado. “Para os profissionais de marketing de celular, o potencial de alcançar novos usuários está em alta, mas a concorrência também”.

De acordo com o relatório, os gastos globais com aplicativos móveis foram de US$ 112 bilhões em 2020, com o iOS da Apple representando 65% desse gasto.

As instalações de aplicativos aumentaram 50% de 2019 a 2020 em todos os setores, com as instalações aumentando novamente em 31% no primeiro trimestre de 2021, em comparação com o mesmo período do ano passado. As sessões aumentaram 30% no geral de 2019 a 2020 e continuam a crescer em 2021, mais 4,5% até agora.

Os aplicativos fintech apresentaram o melhor crescimento ano a ano, 51%. O relatório sugere que este crescimento se deva, em parte, às enormes taxas de adoção de aplicativos de negociação, incluindo Robinhood, Acorns e Gatsby. As sessões de fintech também cresceram em 2020, aumentando 85% em relação a 2019 – e já estão 35% em 2021.

O usuário fintech médio tem 2,5 aplicativos instalados, com pagamentos globais atingindo US$ 1,4 bilhão em 2020. Os pagamentos devem chegar a US$ 1,7 bilhão em 2021. Os países com as instalações de aplicativos fintech mais fortes são China (81%), Índia (38%), Japão (25%), Itália (21%), França e Alemanha, ambas com 20%.

Embora a fintech tenha experimentado um maior crescimento de download, jogos ainda representam a maior vertical de aplicativos móveis, sendo 33% de todos os downloads móveis com US$ 165 bilhões em receita.

Os jogos alcançaram novos patamares em 2020, particularmente no hiper casual, onde as instalações aumentaram 43%, em comparação com 26% para o não hiper casual. As sessões para esses jogos, no entanto, caíram 21% em relação à média de 2020. Com US $ 41 bilhões, a Ásia constitui o maior mercado de jogos.

Os aplicativos de comércio eletrônico tiveram um desempenho excepcionalmente bom em 2020, diz o estudo. Apesar de um aumento nas instalações de apenas 6%, as sessões aumentaram 44%. As taxas de penetração de aplicativos de comércio eletrônico devem chegar a 51% em 2021. Até o final do ano, 17% de todas as compras globais acontecerão on-line, segundo o relatório.

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Autor
Notícias relacionadas