🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
Dynatrace

Dynatrace aposta em parcerias para continuar crescendo globalmente

A Dynatrace anunciou, há pouco tempo, US$ 1,5 bilhão em receita. E, para crescer mais, a empresa aposta suas fichas em parcerias. Em entrevista ao IT Forum, Jay Snyder, vice-presidente sênior de Parceiros Globais e Alianças da companhia, afirma que não seria possível dobrar ou triplicar esse resultado apenas contratando mais representantes de vendas. “A […]

Publicado: 07/12/2025 às 11:51
Leitura
5 minutos
Jay Snyder, vice-presidente sênior de Parceiros Globais e Alianças da Dynatrace Imagem: Divulgação
Construção civil — Foto: Reprodução

A Dynatrace anunciou, há pouco tempo, US$ 1,5 bilhão em receita. E, para crescer mais, a empresa aposta suas fichas em parcerias. Em entrevista ao IT Forum, Jay Snyder, vice-presidente sênior de Parceiros Globais e Alianças da companhia, afirma que não seria possível dobrar ou triplicar esse resultado apenas contratando mais representantes de vendas.

“A única forma de conseguirmos é por meio da escala e da alavancagem do ecossistema de parceiros. E isso inclui tanto a venda, mas, mais importante, inclui a entrega, desempenhando um papel muito mais ativo na entrega de nossos produtos. É uma combinação de serviços profissionais e gestões de sucesso do cliente para centenas de milhares de contas que não conseguimos acessar porque simplesmente não temos recursos suficientes. Portanto, é uma parte muito importante do negócio hoje. É uma grande mudança para nós”, comenta o executivo.

Escalar os negócios, diz Snyder, tem vários pontos de vista. Um deles é ter mais espaço em países ou regiões em que os parceiros têm mais entrada. Outra forma de escalar é a densidade de negócios dentro dos clientes já existentes. “Temos uma base de clientes muito forte. O que nos falta é que não temos participação de mercado suficiente entre esses clientes. O que significa que temos marcas fantásticas, mas elas podem estar usando 10%, 20% ou 30% dos recursos da plataforma.”

Leia mais: Dynatrace cresce com a missão de garantir que o software de gigantes funcione ‘perfeitamente’

Para crescer dentro desses clientes, segundo o executivo, é preciso focar na educação, em casos de uso, provas de conceito. Por isso, os parceiros são tão importantes. O que eles fazem é a interseção perfeita entre tecnologia e indústria. Nós estamos muito focados na Dynatrace. Nossa equipe conhece a Dynatrace melhor do que ninguém. Não conhecemos necessariamente as especificidades do setor e não conhecemos necessariamente muito bem os produtos de terceiros. O parceiro pode juntar tudo isso.”

Com esses objetivos, a Dynatrace criou o Services Endorsement Program, após analisar os negócios com parceiros e reconhecer o que demandava mudança. “A primeira coisa que abordamos foi a necessidade de simplificar o nosso modelo econômico e a forma como recompensamos e incentivamos os nossos parceiros. Concordamos coletivamente que era muito complexo e não estava incentivando algumas das coisas certas”, constata Snyder.

A empresa, então, trocou esse modelo econômico por um reduzido e simplificado. Sendo assim previsível do primeiro ao segundo, ao terceiro ano e assim por diante. Também foram eliminados quaisquer atritos que existiam dentro do modelo entre os parceiros e as equipes de vendas.

Além disso, a empresa anunciou uma remuneração neutra para o parceiro. Ou seja, todas as equipes de vendas agora são totalmente remuneradas quando trabalham com um parceiro.

Em segundo lugar, a Dynatrace percebeu que se realmente quisesse fazer mais com os parceiros, era preciso investir em capacitação. “Para ser honesto, falta-nos, em escala, uma função de capacitação centralizada de classe mundial para os nossos parceiros. Portanto, este ano, mudamos isso e investimos pesadamente para transformar uma equipe de cerca de nove pessoas dedicadas exclusivamente a capacitar nossos parceiros na entrega técnica e de serviços, para garantir que eles tenham as capacidades e saibam como e como trabalhar conosco”, reconhece Snyder.

Dynatrace: parceria com big techs

Entre os anúncios mais recentes da Dynatrace, estão as parcerias com a AWS, a Microsoft e o Google. E, para Snyder, praticamente todas as transações que a empresa trabalha, daqui para frente, envolverão um desses parceiros – os quais ele chama de “hiperescalares”.

“Isso não significa que realizaremos transações por meio do mercado deles em si, mas significa que trabalharemos com eles de forma íntima para entender o que estão fazendo, como estão fazendo e como podemos colaborar”, revela o executivo.

Snyder se diz animado por duas razões. A primeira delas é a capacidade de trabalhar em estreita colaboração com os hiperescalares. Mas também cria outra oportunidade para o resto dos parceiros regionais e globais participarem, obterem acesso e até incentivos dos próprios hiperescalares, para serem capazes de fornecer mais valor e capacidades ao cliente final.

“É como um círculo virtuoso. Portanto, a big tech vence, pois recebe mais cargas de trabalho. O outro parceiro ganha porque está recebendo incentivos e, muitas vezes, presta serviços de crédito do ‘hiperescalar’ e trabalha. O cliente ganha porque está realizando o trabalho gratuitamente por meio de um formulário de classe mundial. E nós ganhamos porque estamos fazendo com que o parceiro gere valor em toda a plataforma para maior consumo e incorpore-o no ambiente de forma que proporcione resultados de negócios”, comemora ele.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Notícias relacionadas