🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
inteligência artificial
mudanças climáticas
preservação da floresta

Especial: TI é aliada no combate às mudanças climáticas

A emergência climática, caracterizada por mudanças do clima e um planeta em aquecimento, tem impulsionado avanço significativo na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias limpas e sustentáveis. Na vanguarda das tecnologias de mitigação das mudanças climáticas, focadas na  redução na emissão de gases do efeito estufa geradas pela ação humana, estão as pesquisas e inovações lideradas […]

Publicado: 06/12/2025 às 10:59
Leitura
2 minutos
Fundação Amazônia Sustentável; Dia da Amazônia; mudanças climáticas. Imagem: Shutterstock
Construção civil — Foto: Reprodução

A emergência climática, caracterizada por mudanças do clima e um planeta em aquecimento, tem impulsionado avanço significativo na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias limpas e sustentáveis.

Na vanguarda das tecnologias de mitigação das mudanças climáticas, focadas na  redução na emissão de gases do efeito estufa geradas pela ação humana, estão as pesquisas e inovações lideradas pela academia, como é o caso do Centro de Pesquisa e Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI) da Universidade de São Paulo (USP). Uma referência mundial em desenvolvimento de soluções de energias renováveis, eficiência energética, armazenamento de energia, captura e armazenamento de carbono, biocombustíveis e restauração florestal.

No combate ao desmatamento e aos incêndios florestais, já é possível chegar até os mais remotos biomas brasileiros por meio de soluções de monitoramento por satélite, sistemas de alerta precoce, drones, inteligência artificial e big data. As iniciativas bem-sucedidas despontam graças a abordagens que integram a inovação tecnológica a organizações da sociedade civil, setores público e privado, academia e comunidades locais. É o caso da plataforma PrevisIA, do Imazon, na Amazônia, e do projeto Abrace o Pantanal, sustentado pelo software Pantera da climatech umgrauemeio.

A tecnologia é parte essencial da solução para a crise climática e proteção da biodiversidade. Em um país que já perdeu 33% das áreas naturais do território até 2023, incluindo vegetação nativa dos cinco biomas, segundo o MapBiomas, combinar o desenvolvimento tecnológico com políticas públicas eficazes e educação pode salvaguardar o que resta do patrimônio natural para futuras gerações.

Veja especial com três conteúdos sobre o assunto: 
IA é aliada de comunidades locais na preservação da Amazônia
IA e gestão integrada combatem incêndios no Pantanal
Realidade virtual ajuda a educar sobre mudanças climáticas

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Notícias relacionadas