🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
computação quântica
IEEE
inteligência artificial

Como a exploração espacial pode avançar descobertas aqui na Terra?

À primeira vista, os avanços na exploração espacial podem parecer distantes do nosso dia a dia. No entanto, suas conquistas estão contribuindo com áreas que impactarão nossas vidas. Na análise do cientista da Computação e Professor universitário Fernando Buarque de Lima Neto, membro sênior do Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), o uso da […]

Publicado: 09/12/2025 às 10:38
Leitura
3 minutos
Construção civil — Foto: Reprodução

À primeira vista, os avanços na exploração espacial podem parecer distantes do nosso dia a dia. No entanto, suas conquistas estão contribuindo com áreas que impactarão nossas vidas. Na análise do cientista da Computação e Professor universitário Fernando Buarque de Lima Neto, membro sênior do Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), o uso da Inteligência Artificial na exploração espacial, por exemplo, impulsiona a evolução de diferentes tecnologias na Terra.

Para o especialista, o New Space — campo que estuda e desenvolve sistemas e máquinas para realizar atividades humanas — é uma das áreas mais relevantes na atualidade. “É a grande fronteira da ciência e a Inteligência Artificial”, comenta.

Entre os avanços da nova era da exploração espacial esperados são a terraformação, que é a modificação da atmosfera, da temperatura, da topografia e ecologia de um planeta ou um satélite natural para deixá-lo em condições de sustentar um ecossistema com seres da Terra. Soma-se a isso o incremento de novos materiais e produção de complexos de propulsão.

Leia também: Moderna usará computação quântica e IA da IBM na fabricação de vacinas

“A exploração espacial está promovendo um acentuado avanço na ciência, particularmente na pesquisa de novos materiais e processos. E a IA é utilizada em todas as cadeias. Sem ela é impossível seguir adiante. Por exemplo, a aplicação de um modelo bioquímico no espaço é totalmente diferente de ser feito na Terra. Isso abre caminho para a elaboração de novos medicamentos e tratamentos. Os desafios no espaço levam à resolução de problemas complexos, nos beneficiando”, afirma Buarque.

Na recente corrida espacial um dos principais objetivos é tornar realidade o conceito de terraformação. Buarque acredita que isso será concretizado, porém ainda há um longo caminho a percorrer. Para ele, investir em pesquisas para viagens a Marte traz mais vantagens do que retornar à Lua, porque os problemas são mais complexos nessa aventura e isso fomenta a ciência. Mas enfatiza que para ir cada vez mais distante fora da Terra é imprescindível haver uma maior colaboração entre governos e cientistas de diversos continentes.

Outra tecnologia emergente que será indispensável para viagens espaciais mais complexas é a computação quântica. Esses avanços levarão, projeta o especialista, à 5ª revolução industrial, que será de disrupção para a humanidade.

Buarque, entretanto, ressalta que os cientistas, em sua visão, não podem focar apenas em buscar a excelência em programas e projetos. “Temos que ser relevantes. Uma reflexão: não adianta ficar lançando constelação de satélites sem antes melhorar e disseminar. O primordial é melhorar o processamento, a computação dos dados, usando por exemplo modelos heurísticos, e compartilhar essas informações”, sublinha.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Autor
Notícias relacionadas