🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
carreira
desenvolvedor
open source

GitHub espera 100 milhões de desenvolvedores de software até 2025; Brasil ganha destaque

Avaliando o futuro do código aberto, o GitHub anunciou na última semana que espera que o número de desenvolvedores de software usando sua plataforma, atualmente de 56 milhões, aumente para 100 milhões em cinco anos. Leia também: Como construir um programa de treinamento em ciência de dados de sucesso No relatório State of the Octoverse […]

Publicado: 06/12/2025 às 08:26
Leitura
3 minutos
Construção civil — Foto: Reprodução

Avaliando o futuro do código aberto, o GitHub anunciou na última semana que espera que o número de desenvolvedores de software usando sua plataforma, atualmente de 56 milhões, aumente para 100 milhões em cinco anos.

Leia também: Como construir um programa de treinamento em ciência de dados de sucesso

No relatório State of the Octoverse do GitHub, lançado em 2 de dezembro, o popular site de compartilhamento de código também observou que mais de 60 milhões de repositórios e mais de 1,9 bilhão de contribuições foram adicionados no ano passado. O GitHub observou que grande parte do crescimento está acontecendo fora dos Estados Unidos, com 66% dos usuários ativos agora baseados fora da América do Norte.

A porcentagem de contribuintes de código aberto dos Estados Unidos caiu para 22,7%, ante 30,4% em 2015. As contribuições vêm de uma gama mais ampla de países, indica o relatório, com a China respondendo por 9,76% e a Índia 5,2%. O relatório continua observando:

Ao olharmos para o futuro do código aberto e alcançar 100 milhões de desenvolvedores em 2025, projetamos as contribuições de código aberto dos Estados Unidos caindo e se estabilizando em 16,4%, com fortes contribuições da China (13,3%) e da Índia (7,9%), e crescimento na América do Sul e África, nomeadamente Brasil (3%) e Nigéria (1,5%).”

Ao todo, 34% dos usuários do GitHub estavam na América do Norte em 2020, queda de 2% em relação ao ano passado, enquanto 30,7% estavam na Ásia (aumento de 1,1%) e 26,8% na Europa (aumento de 0,1%).

O crescimento no site vai além dos desenvolvedores de software, com educadores em particular se juntando em número crescente. Outros novos participantes vieram das áreas de ciência de dados. O relatório cobriu comunidades, segurança e produtividade.

Outras conclusões do relatório State of the Octoverse de 2020:

As 10 principais linguagens no GitHub eram, na seguinte ordem:

  • JavaScript
  • Python
  • Java
  • TypeScript
  • C #
  • PHP
  • C++
  • C
  • Shell
  • Ruby

As linguagens foram classificadas com base no número de colaboradores exclusivos para repositórios públicos e privados marcados com a linguagem em questão.

  • 5.646 repositórios foram criados relacionados ao Covid-19;
  • 17% das vulnerabilidades eram explicitamente maliciosas, com os 83% restantes resultantes de erros;
  • Repositórios ativos com um ecossistema de pacotes com suporte têm 59% de chance de receber um alerta de segurança nos próximos 12 meses.
  • As vulnerabilidades de segurança geralmente não são detectadas por mais de quatro anos antes de serem divulgadas. Uma vez identificado, o mantenedor do pacote e a comunidade de segurança geralmente lançam uma correção em cerca de quatro semanas.
As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Autor
Notícias relacionadas