🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
Gemini
geração de videos
Google
inteligência artificial
Veo 2

Google lança nova versão de IA que transforma textos em vídeos

A Google lançou uma nova versão de seu modelo de inteligência artificial (IA), capaz de gerar vídeos a partir de textos. O Veo 2 consegue criar produções visuais em alta resolução – 720p em arquivos MP4 – em apenas oito segundos, a partir de prompts de texto e imagem. A funcionalidade, por enquanto, está disponível […]

Publicado: 08/12/2025 às 22:04
Leitura
2 minutos
Ecrã de um smartphone a mostrar a página da tecnologia Veo, da Google DeepMind. A imagem de fundo exibe uma criatura marinha com manchas (possivelmente uma medusa ou polvo), e o texto em destaque diz “Our most capable generative video model” com um botão azul que convida o utilizador a inscrever-se para testar no VideoFX.
Construção civil — Foto: Reprodução

A Google lançou uma nova versão de seu modelo de inteligência artificial (IA), capaz de gerar vídeos a partir de textos. O Veo 2 consegue criar produções visuais em alta resolução – 720p em arquivos MP4 – em apenas oito segundos, a partir de prompts de texto e imagem. A funcionalidade, por enquanto, está disponível apenas para assinantes do Gemini Advanced.

Os usuários também poderão gerar animações com o Whisk Animate, acessível por meio do Google One AI Premium.

No anúncio, a Google afirmou que a ferramenta é capaz de produzir cenas mais realistas e com detalhes mais refinados, por “entender melhor o mundo real e o movimento humano”. A versão anterior do Veo, lançada em maio de 2024, não oferecia a mesma definição de detalhes nem contava com o recurso para animações.

Leia mais: Skymail mira em grandes clientes e quer faturar R$ 140 milhões em 2026

Para garantir a segurança dos usuários, a empresa realizou diversos testes com sua ‘equipe vermelha’ – setor formado por hackers especializados em identificar brechas nos modelos de IA da Google. Além disso, todos os vídeos gerados com o Veo 2 são marcados com SynthID, uma marca d’água digital incorporada em cada quadro, que identifica o conteúdo como gerado por inteligência artificial.

A big tech ressaltou ainda que as respostas do Veo 2 são determinadas principalmente pelos prompts dos usuários e que, “como qualquer ferramenta de IA generativa, pode haver casos em que sejam gerados conteúdos considerados questionáveis”.

Para utilizar a nova ferramenta, o internauta deve selecionar o Veo 2 no menu de modelos de IA do Gemini e inserir o comando em texto. É possível descrever a cena e incluir o gênero, o tipo de lente de câmera que seria usado na gravação e outros efeitos de vídeo.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Notícias relacionadas