🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
Google
Java
Oracle

Google vence disputa contra Oracle por uso de código Java no Android

Em um caso que oscilou por mais de uma década, a Suprema Corte dos Estados Unidos ficou do lado do Google na disputa com a Oracle sobre o uso de código Java pelo Google no Android. O tribunal decidiu por uma votação de 6 a 2 que a cópia do Google de uma pequena fração […]

Publicado: 07/12/2025 às 18:32
Leitura
3 minutos
Google
Construção civil — Foto: Reprodução

Em um caso que oscilou por mais de uma década, a Suprema Corte dos Estados Unidos ficou do lado do Google na disputa com a Oracle sobre o uso de código Java pelo Google no Android. O tribunal decidiu por uma votação de 6 a 2 que a cópia do Google de uma pequena fração da API Java não infringia os direitos autorais da Oracle, e sim representava uso justo.

No entanto, a Oracle ainda afirma que o Google agiu de forma inadequada.

A cópia da API Java SE (Standard Edition) do Google, que incluía linhas de código para permitir que os programadores trabalhassem em um programa novo e transformador, era uso justo deste material, decretou o tribunal na decisão emitida em 5 de abril de 2020. “O fato de os programas de computador serem basicamente funcionais torna difícil a aplicação dos conceitos tradicionais de copyright nesse mundo tecnológico”, disse o tribunal. Os argumentos do caso foram ouvidos em 7 de outubro de 2020.

Em um comunicado em resposta à decisão, a Oracle permaneceu inflexível de que o Google usou mal e até mesmo teria roubado, Java. “A plataforma do Google acabou de ficar maior e o poder de mercado ainda maior – maiores as barreiras de entrada e menor a capacidade de competir. Eles roubaram Java e passaram uma década litigando como só um monopolista pode fazer. Esse comportamento é exatamente o motivo pelo qual as autoridades regulatórias em todo o mundo e nos Estados Unidos estão examinando as práticas de negócios do Google”, disse Dorian Daley, Vice-Presidente Executivo e Conselheiro Geral da Oracle.

Julgando com a maioria no caso do tribunal, estavam os juízes Stephen Breyer, John Roberts, Sonia Sotomayor, Elena Kagan, Neil Gorsuch e Brett Kavanaugh. Os juízes Clarence Thomas e Thomas Alito discordaram. A juíza da Suprema Corte Amy Coney Barrett, que ingressou no tribunal no final de outubro, não participou das deliberações.

Na decisão, o tribunal disse que o Google copiou cerca de 11.500 linhas de código da Java SE, especificamente da API Java, para funcionar com o Android. Mas isso foi apenas 0,4% de toda a API em questão, de 2,86 milhões de linhas de código, disse o tribunal.

Pouco depois de adquirir o criador do Java, Sun Microsystems, em 2010, a Oracle abriu um processo contra o Google, alegando que o software Android da empresa infringia patentes e direitos autorais da Oracle. A Oracle buscou soluções para a suposta violação. O caso finalmente chegou à Suprema Corte. Tribunais inferiores decidiram pelo Google, enquanto um Tribunal de Apelações dos EUA reverteu a decisão.

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Autor
Notícias relacionadas