🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
Arcserve
cibersegurança
governos
proteção de dados
serviços públicos

Governos e serviços públicos tem dados e estratégias vulneráveis, indica estudo

Uma pesquisa feita pela Arcserve e lançada nessa terça (20) descobriu que 36% dos departamentos de TI de governos não têm plano de recuperação de desastres documentado. Além disso, 38% apenas têm um plano abrangente de continuidade de negócios que inclua recuperação, soluções provisórias e comunicação. A pesquisa anual da empresa – que ouviu executivos […]

Publicado: 06/12/2025 às 19:59
Leitura
2 minutos
dados, proteção, cibersegurança, governos, setor público
Construção civil — Foto: Reprodução

Uma pesquisa feita pela Arcserve e lançada nessa terça (20) descobriu que 36% dos departamentos de TI de governos não têm plano de recuperação de desastres documentado. Além disso, 38% apenas têm um plano abrangente de continuidade de negócios que inclua recuperação, soluções provisórias e comunicação.

A pesquisa anual da empresa – que ouviu executivos de 11 países, incluindo o Brasil – é divulgada em partes. Dessa vez o foco é a abordagem e as experiências dos departamentos de TI de governos no mundo com ransomware e as medidas tomadas para a recuperação de dados. Os resultados revelam diversas vulnerabilidades, diz a empresa.

Leia também: Invasões de contas usando dados roubados aumentam 84% no 1º trimestre

“As lacunas na proteção de trabalhadores remotos, aplicativos e dados baseados em nuvem criam o cenário ideal para agentes mal-intencionados e ransomware. Por outro lado, não ter planos de recuperação documentados e testados deixa uma organização mais vulnerável e mal equipada para recuperar dados”, diz Patrick Tournoy, vice-presidente executivo de operações da Arcserve.

Segundo o levantamento, 24% dos funcionários públicos remotos não estão equipados com soluções de backup e recuperação. E 45% dos departamentos de TI de governos acreditam que não é sua responsabilidade recuperar dados e aplicativos em nuvens públicas.

Para 33% das organizações governamentais, é preciso mais de um dia para recuperar perda de dados grave, apesar de 82% relatarem que menos de um dia é um nível aceitável de tempo de inatividade para sistemas críticos. Apenas 34% estão muito confiantes na capacidade de suas equipes de TI de recuperar todos os dados perdidos em caso de ataque de ransomware.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Autor
Notícias relacionadas