🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
hospital digital
Hospital Sírio-Libanês
inovação
saúde
SUS

Hospital Geral do Grajaú, em São Paulo, ganha status de hospital digital

O Hospital Geral do Grajaú (HGG) alcançou o nível seis da certificação internacional Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS). O reconhecimento é dado à instituições que adotam práticas avançadas de digitalização, otimizando não só a gestão das informações, como também a redução do risco de perda de dados. Este é o primeiro hospital da […]

Publicado: 07/12/2025 às 00:04
Leitura
3 minutos
Um médico vestindo um jaleco branco e segurando um tablet. Elementos gráficos digitais em azul e branco aparecem ao redor, incluindo um ícone de cruz médica brilhante, símbolos de inteligência artificial (AI), moléculas e outros gráficos científicos.
Construção civil — Foto: Reprodução

O Hospital Geral do Grajaú (HGG) alcançou o nível seis da certificação internacional Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS). O reconhecimento é dado à instituições que adotam práticas avançadas de digitalização, otimizando não só a gestão das informações, como também a redução do risco de perda de dados.

Este é o primeiro hospital da América Latina 100% SUS a receber o status de hospital digital. Para conquistar a HIMSS, foi preciso atender a rigorosos requisitos, como a implementação de sistemas eletrônicos de saúde (EHR) e o uso de ferramentas para a tomada de decisão clínica.

“Neste processo para conquista da certificação, tivemos exemplos notáveis que incluem a detecção precoce de um quadro de septicemia e a sinalização automática de interações medicamentosas no momento da prescrição.”, conta Andrea Matsushita, superintendente médica do HGG.

Leia também: Startups de saúde da América Latina receberam US$ 253,7 mi em aportes durante 2024

Atualmente, a gestão da instituição é feita pelo Instituto de Responsabilidade Social Sirio-Libanês, que trouxe para o HGG o acesso rápido e seguro aos dados médicos através de uma plataforma digital. O serviço oferece acompanhamento da jornada de tratamento, consulta de agendamentos e acesso a resultados de exames.

Entre os benefícios do novo portal estão a redução de erros médicos, com o registro das informações no prontuário eletrônico do paciente e a checagem feita de forma virtual, com a sinalização de alertas para possíveis erros de preenchimento. A partir daí, a informação da dosagem de uma medicação, por exemplo, vai automaticamente para a farmácia e o posto médico (caso o paciente seja internado).

O Hospital Geral do Grajaú também eliminou completamente o uso de papel, gerando uma economia estimada de R$250 mil por ano, uma melhoria de 30% no tempo de administração de medicamentos e mais de 90% de compliance na rastreabilidade.

“Estamos empenhados na transformação digital do setor e na parceria com o Ministério da Saúde para garantir a interoperabilidade entre os sistemas de saúde”, destaca Carolina Lastra, diretora executiva do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês.

Com a conquista, o hospital informou que o próximo passo são as ações de transformação digital rumo ao nível sete da HIMSS, que seria o patamar mais alto da maturidade digital de uma instituição de saúde.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Notícias relacionadas