🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
capacitação
educação
Huawei
IA
IFPB
MEC
Mulheres
Nordeste

Huawei e MEC lançam programa de inclusão digital para mulheres nordestinas

A chinesa Huawei e o Ministério da Educação (MEC) anunciaram, na semana passada, o lançamento de um programa que pretende capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica em áreas estratégicas da tecnologia. Isso incluiria inteligência artificial (IA), internet das coisas (IoT), computação em nuvem e empreendedorismo digital. O evento de lançamento do programa 5.000 Mulheres […]

Publicado: 07/12/2025 às 07:20
Leitura
2 minutos
Três mulheres de diferentes origens trabalhando juntas em um escritório. Duas estão sentadas, olhando para a tela de um laptop, enquanto a terceira, de pé, aponta para o computador. O ambiente é iluminado, com janelas amplas ao fundo, simbolizando colaboração e diversidade no trabalho (mulheres, TI, instituto, tecnologia, diversidade, inclusão, mercado de TI, vagas de diversidade, startups brasileiras, huawei, MEC)
Construção civil — Foto: Reprodução

A chinesa Huawei e o Ministério da Educação (MEC) anunciaram, na semana passada, o lançamento de um programa que pretende capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica em áreas estratégicas da tecnologia. Isso incluiria inteligência artificial (IA), internet das coisas (IoT), computação em nuvem e empreendedorismo digital.

O evento de lançamento do programa 5.000 Mulheres para a Tecnologia Brasileira ocorreu em João Pessoa, capital da Paraíba, mas o projeto será implementado também no Ceará, no Maranhão, no Piauí e em Sergipe. Serão mil vagas em cada estado e 600 municípios atendidos. O investimento inicial será de R$ 5 milhões.

A execução será feita pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

O programa segue o modelo de bolsa-formação, para que as estudantes permaneçam matriculadas e concluam os cursos (que tem carga horária de 160 horas). Além de incluir mulheres de baixa renda, o programa prioriza alunas já vinculadas à Rede Federal de ensino.

Ano novo, vida nova: Setor de tecnologia abre mais de 800 vagas de emprego para 2025

Segundo Victor Montenegro, diretor de educação e responsabilidade social da Huawei Brasil, a parceria com os Institutos Federais é essencial para o sucesso da iniciativa. “A capilaridade da Rede Federal é essencial para acelerar a qualificação digital no Brasil e diminuir as disparidades”, disse.

O secretário de educação profissional e tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli, disse que a ação de qualificação é “uma grande ponta de lança”, na medida em que amplia o alcance da Rede Federal. “… justamente porque trabalha com a questão da formação de pessoas para ampliar a questão tecnológica, dentro do ensino, da pesquisa e da extensão”, disse.

Além dos cursos presenciais, a Huawei disponibilizará uma plataforma digital para a rede federal, ampliando o alcance do programa. A empresa diz já ter treinado mais de 40 mil profissionais no Brasil nos últimos 10 anos.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Notícias relacionadas