🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
automação
Banco Inter
IA
Intelligenti
Stefanini

Inter usa IA para responder ofícios e reduz tempo necessário em 75%

O Banco Inter tinha um problema: alto volume de pedidos de informações feitos por ofícios, o que exigia uma equipe dedicada a realizar operações manuais. Para melhorar a situação, a instituição financeira implementou melhorias no processo de recebimento de documentos automatizando a esteira de atendimento. O projeto, executado pela Intelligenti – empresa do Grupo Stefanini […]

Publicado: 10/12/2025 às 11:42
Leitura
2 minutos
inter
Construção civil — Foto: Reprodução

O Banco Inter tinha um problema: alto volume de pedidos de informações feitos por ofícios, o que exigia uma equipe dedicada a realizar operações manuais. Para melhorar a situação, a instituição financeira implementou melhorias no processo de recebimento de documentos automatizando a esteira de atendimento.

O projeto, executado pela Intelligenti – empresa do Grupo Stefanini especializada em soluções para a área jurídica – também criou fluxos internos para otimizar o controle e a coordenação das atividades, desenvolveu um dashboard gerencial para monitorar o desempenho e implementou inteligência artificial generativa para a leitura e resposta automática de ofícios.

Leia ainda: Meta investe em chips internos para impulsionar Inteligência Artificial

O projeto trouxe redução de 75,56% no tempo de realização da demanda, com tarefas automatizadas mais eficientes, dizem as empresas. Além disso, houve redução de 45% na quantidade de reiterações das comunicações relacionadas ao atendimento dos ofícios.

Segundo o banco, o processo manual e à falta de automação anteriores tornavam algumas respostas aos ofícios não tão precisas ou céleres. Com as automações e a adoção da IA, o Inter conseguiu elevar o nível de serviço entre a instituição e os órgãos solicitantes, incluindo o cumprimento de prazos de resposta estabelecidos em SLA (Service Level Agreement) e melhoria na qualidade das informações fornecidas.

Futuro

A parceria entre o Inter e a Intelligenti deve explorar novas funcionalidades e tecnologias no futuro, diz Daniel Parra, CEO da Intelligenti. Segundo ele, as automações implementadas na área jurídica devem chegar a outras áreas do banco.

“Queremos aumentar a eficiência operacional em diversos processos além do atendimento de ofícios, abrangendo outras demandas e tarefas que podem se beneficiar da automação inteligente via inteligência artificial generativa e tecnologias próprias de OCR”, diz o executivo.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Notícias relacionadas