🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
computação quântica
IBM
inteligência artificial
Moderna
vacinas

Moderna usará computação quântica e IA da IBM na fabricação de vacinas

A Moderna, empresa de biotecnologia e pioneira na fabricação de vacinas de RNA mensageiro (mRNA), utilizará computação quântica e inteligência artificial, para avançar e acelerar a pesquisa e a ciência do mRNA. A adoção das tecnologias se dará em parceria com a IBM. Na visão de Stéphane Bancel, CEO da Moderna, é também um acordo […]

Publicado: 09/12/2025 às 10:40
Leitura
2 minutos
moderna, vacina, ibm, computação quântica
Construção civil — Foto: Reprodução

A Moderna, empresa de biotecnologia e pioneira na fabricação de vacinas de RNA mensageiro (mRNA), utilizará computação quântica e inteligência artificial, para avançar e acelerar a pesquisa e a ciência do mRNA. A adoção das tecnologias se dará em parceria com a IBM.

Na visão de Stéphane Bancel, CEO da Moderna, é também um acordo que preparará a empresa para a era da computação quântica e outras tecnologias transformacionais. “Estamos buscando avanços revolucionários com a computação quântica, por isso, investimos agora na construção de uma força de trabalho pronta para a tecnologia e assim ficar totalmente preparados para aproveitar o seu poder”, explicou.

Darío Gil, vice-presidente sênior e diretor de IBM Research, destaca que o uso da computação quântica pela Moderna pode acelerar descobertas e ajudar na criação de novas terapias e tratamentos. “A Moderna poderá aproveitar nossos esforços de pesquisa de vários anos em IA generativa para terapias que podem permitir que os cientistas entendam melhor como as moléculas se comportam e facilitar a criação de outras inteiramente novas”, comentou Gil.

Leia também: Google enfrentará GitHub Copilot e Amazon CodeWhisperer com Bard AI

Por meio da parceria, a Moderna e a IBM irão desenvolver em conjunto novos modelos de IA com foco na ciência do mRNA.Os cientistas da Moderna e da IBM aplicarão o MoLFormer, um modelo de fundação de IA que pode ajudá-los a prever as propriedades de uma molécula, e, assim, entender as características de potenciais medicamentos de mRNA.

O objetivo da Moderna será usar o MoLFormer para ajudar a otimizar nanopartículas lipídicas, que encapsulam e protegem o mRNA enquanto viaja no interior do corpo, e o mRNA, que funciona como instruções para as células a fim de combater doenças.

Sob o acordo, a Moderna participará do programa IBM Quantum Accelerator e IBM Quantum Network. A IBM fornecerá acesso a sistemas de computação quântica, bem como expertise para auxiliar a Moderna a explorar casos de uso de ponta nas ciências biológicas impulsionados pela tecnologia.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Autor
Notícias relacionadas