🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
Citrix
distanciamento social
home office
nomadismo digital
OnePoll
trabalho remoto

Nomadismo digital é opção para 76% dos teletrabalhadores brasileiros

Após um ano de distanciamento social e trabalho remoto, mais da metade (56%) dos brasileiros dizem estar mais suscetíveis a cogitar uma carreira freelancer agora do que um ano atrás. Já 76% afirmaram que considerariam se mudar para um município diferente, aderido ao chamado nomadismo digital, se ainda pudessem trabalhar com a mesma qualidade sem […]

Publicado: 08/12/2025 às 17:29
Leitura
2 minutos
home office segurança
Construção civil — Foto: Reprodução

Após um ano de distanciamento social e trabalho remoto, mais da metade (56%) dos brasileiros dizem estar mais suscetíveis a cogitar uma carreira freelancer agora do que um ano atrás. Já 76% afirmaram que considerariam se mudar para um município diferente, aderido ao chamado nomadismo digital, se ainda pudessem trabalhar com a mesma qualidade sem precisar ir ao escritório.

É o que revela uma pesquisa da OnePoll feita a pedido da Citrix e conduzida em cinco países da América Latina (México, Chile, Colômbia, Argentina e Brasil. Por aqui foram ouvidos 500 trabalhadores de empresas entre 8 e 11 de fevereiro deste ano. O objetivo foi conhecer um pouco mais sobre a produtividade, o bem-estar, a carreira e a tecnologia sob o ponto de vista dos trabalhadores.

Leia mais: Pandemia expande despesas corporativas com telecom, mostra estudo

O estudo mostrou que 69% dos trabalhadores se sentem melhor ou muito melhor no que diz respeito ao bem-estar físico, se comparado ao ano anterior, enquanto 64% se sentem melhor ou muito melhor quando se trata de bem-estar mental. Após a pandemia, 69% gostariam de adotar um modelo híbrido de trabalho em que podem escolher onde trabalhar ou quando ir ao escritório.

Satisfação e apoio

Segundo a pesquisa, 73% dos brasileiros ouvidos acreditam que escritórios tradicionais serão utilizados para atividades específicas e em modelo híbrido. O bem-estar é um fator importante nesta mudança com 100% dos entrevistados acreditando que a cultura da empresa que promove o bem-estar mental e/ou físico é importante.

Quando questionados sobre até que ponto se sentiram apoiados ou não em relação ao equilíbrio entre trabalho e a vida familiar durante a pandemia, a pesquisa revelou que 68% dos trabalhadores se sentiram apoiados pelos gestores. Desses, 60% se sentiram apoiados pelo departamento de TI e 58% pelo RH.

O estudo mostrou também as maiores dificuldades dos trabalhadores no home office. Distração do ambiente doméstico (51%), falta de equipamento de escritório (35%) e falta de tecnologias, aplicativos e acesso a documentos ou arquivos apropriados (32%) foram os mais apontados.

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Autor
Notícias relacionadas