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NRF 2024

NRF 2024: desafios, inovações e tendências no cenário global do e-commerce

A NRF 2024 já começou proporcionando uma imersão profunda nas dinâmicas que moldam o futuro do comércio global. Com mais de 40 mil participantes, representando 6.200 marcas de mais de 100 países, o evento fomenta discussões cruciais sobre os desafios e oportunidades na cadeia de suprimentos e no universo digital. No primeiro dia de evento, […]

Publicado: 06/12/2025 às 21:48
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4 minutos
NRF 2024
Construção civil — Foto: Reprodução

A NRF 2024 já começou proporcionando uma imersão profunda nas dinâmicas que moldam o futuro do comércio global. Com mais de 40 mil participantes, representando 6.200 marcas de mais de 100 países, o evento fomenta discussões cruciais sobre os desafios e oportunidades na cadeia de suprimentos e no universo digital.

No primeiro dia de evento, tivemos a honra de ouvir Raj Subramanian, CEO da FedEx, que destacou o papel crucial da mentalidade data-driven no sucesso global da empresa. Com uma base de mais de oito trilhões de consumidores online, a FedEx realiza a transação de aproximadamente 15 milhões de pedidos. Subramanian ressaltou que a inovação é impulsionada por dados, e a FedEx investe significativamente na fusão da inteligência artificial com sua extensa base de dados, alinhando-a à sua rede física para criar uma cadeia de suprimentos mais inteligente e inclusiva.

A visibilidade de pedidos, a antecipação de atrasos e a simplificação do processo de devolução são considerados elementos cruciais na construção de relacionamentos transparentes com os clientes. Subramanian destaca a missão da FedEx em otimizar a jornada do cliente, mantendo uma obsessão por eficiência.

Leia mais: Com crise global, NRF de 2023 fica mais pragmática

Outro destaque do dia ficou por conta do painel sobre Tendências Digitais em 2024. Michelle Evans, líder global de varejo e insights digitais do Euromonitor International, compartilhou cinco tendências digitais que estão moldando o cenário do e-commerce:

E-commerce Intuitivo: Tecnologias inovadoras, incluindo a Gen AI, estão elevando a experiência de compra online.

Economia TikTok: A plataforma ByteDance está influenciando decisões de compra com vídeos virais não diretamente relacionados a marcas.

Inteligência do Consumidor Online: Os consumidores utilizam plataformas online para poupar dinheiro, desafiando as práticas tradicionais das marcas.

Recomércio 2.0: A sustentabilidade impulsiona a evolução nas práticas de revenda.

Devoluções Repensadas: As devoluções de produtos ganham destaque como parte fundamental da estratégia de fidelização do cliente.

Estamos vivendo uma nova era do comércio, na qual a revolução do cliente e o papel central da inteligência artificial se destacam. O aumento de 15% na receita global de IA generativa reflete a prioridade que os CEOs atribuem à inteligência artificial. As abordagens tradicionais não são mais aplicáveis com a transição de transações isoladas para um omnichannel conectado: vitrines genéricas para compras em qualquer canal.

“Apesar de ser relevante, como o iphone 17 anos atrás, não adianta querer sair aplicando IA por todo o canto, importante partir de um desafio de negócio relevante que a IA possa ajudar a alavancar”, afirmou Scott Lux,  Vice-presidente executivo global de tecnologia e inovação da Sprit, durante o terceiro painel do dia.

Achei essa frase muito interessante, pois trata de como a experiência de compra online influenciada pela IA se torna de fato customizada e influencia essa revolução do consumidor, fazendo com que as empresas melhorem essa experiência, gerando menos fricção e ao mesmo tempo aumentando o lifetime do cliente com a marca.

A NRF 2024, como sempre, nos oferece uma visão importante das tendências e desafios que definirão o futuro do comércio global. À medida que as compras online amadurecem, a conscientização do consumidor cresce e o poder do cliente aumenta, a integração eficiente de dados e inteligência artificial torna-se crucial. A personalização impulsionada pela IA está transformando a experiência de compra online, reduzindo a fricção e prolongando o relacionamento do cliente com a marca. Assim, o equilíbrio entre a evolução contínua do e-commerce, as tecnologias emergentes e a satisfação do cliente será o catalisador para o sucesso neste cenário em constante mudança.

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