🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
Arábia Saudita
Big techs
eua

Nvidia, OpenAI e Oracle apoiam megacentro de IA nos Emirados Árabes

Gigantes da tecnologia como Nvidia, Cisco, Oracle e OpenAI estão unindo forças para apoiar o “UAE Stargate”, ambicioso centro de dados de inteligência artificial (IA) que será construído em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Segundo informações da CNBC, o projeto será liderado pela empresa local G42 e ocupará uma área de 10 milhas quadradas, […]

Publicado: 07/12/2025 às 15:18
Leitura
2 minutos
Cidade inteligente, smart city, IA, dados, cidades inteligentes, texas, nvidia
Construção civil — Foto: Reprodução

Gigantes da tecnologia como Nvidia, Cisco, Oracle e OpenAI estão unindo forças para apoiar o “UAE Stargate”, ambicioso centro de dados de inteligência artificial (IA) que será construído em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Segundo informações da CNBC, o projeto será liderado pela empresa local G42 e ocupará uma área de 10 milhas quadradas, com capacidade energética de até 5 gigawatts.

A infraestrutura será integrada ao projeto de mesmo nome anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no país, como parte de seu esforço para fortalecer a soberania tecnológica norte-americana frente à competição global. A primeira fase do Stargate árabe contará com um cluster computacional de 1 gigawatt.

Leia também: 2025 será o ano da democratização da IA, mas ainda falta maturidade às empresas

A Nvidia fornecerá o novo sistema Blackwell GB300. A Oracle, que também está envolvida, já havia se associado ao Stargate norte-americano, projeto anunciado com a participação de Larry Ellison, seu CEO. Representantes da Cisco, Nvidia e OpenAI estavam presentes nos Emirados durante o anúncio, ao lado de Trump, que fazia sua primeira visita de Estado internacional desde o início de seu segundo mandato.

A expansão internacional do projeto Stargate ocorre paralelamente à construção do centro nos EUA, com obras já iniciadas em Abilene, Texas, e previsão de entrega para meados de 2026. Ao todo, 16 estados americanos demonstraram interesse em receber unidades do programa, de acordo com a OpenAI.

Enquanto isso, a Nvidia também anunciou, em visita à Arábia Saudita, a venda de 18 mil chips Blackwell para a empresa local Humain, que pretende construir data centers de 500 megawatts. A AMD também participará do projeto, cujo investimento total estimado é de US$ 10 bilhões.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Notícias relacionadas