🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
caos
IT Forum Salvador

Oportunidade no caos: tecnologia favorece transformações sociais

Três cidades devastadas pelo recente ciclone no Rio Grande do Sul, a pequena produtora rural que recebe pagamentos por PIX e milhões de brasileiros não digitalizados. O que eles têm em comum? Tudo, segundo os participantes da plenária “Necessidade, Oportunidade e Consciência (NOC): startups e conexões com negócios mais maduros, uma sinergia necessária“, que foi […]

Publicado: 06/12/2025 às 05:32
Leitura
3 minutos
Claudio Stopatto (Lenovo), Rodrigo Cunha (Humano de Negócios), Lucas Vargas (Nomad) e Lisiane Lemos (Governo do Rio Grande do Sul)
Construção civil — Foto: Reprodução

Três cidades devastadas pelo recente ciclone no Rio Grande do Sul, a pequena produtora rural que recebe pagamentos por PIX e milhões de brasileiros não digitalizados. O que eles têm em comum? Tudo, segundo os participantes da plenária “Necessidade, Oportunidade e Consciência (NOC): startups e conexões com negócios mais maduros, uma sinergia necessária“, que foi apresentada nesta sexta-feira (15/09), no IT Forum Salvador.

Para debater como o trabalho conjunto entre startups, poder público e grandes empresas podem criar soluções inovadoras e de impacto social, a organização do evento reuniu no mesmo palco Lisiane Lemos, Secretária Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio à Políticas de Equidade do Rio Grande do Sul; Claudio Stopatto, general manager da Lenovo Brasil; Lucas Vargas, CEO da Nomad; e Rodrigo Cunha, fundador da Humano de Negócios.

O mediador Rodrigo Cunha abriu a discussão refletindo como situações de caos, como as que vivem as comunidades no Rio Grande do Sul, podem mostrar oportunidades de criar soluções de fato disruptivas. “A crise climática é um momento de caos, cidades desaparecendo. Como se adaptar a isso? Como se mobilizar? Estamos nessa fase de transição que é muito relevante no mundo. Como usar o poder da tecnologia para ajudar? Precisamos entender o tamanho do problema e do desafio para chegar às soluções”, provocou.

Lisiane, que já teve uma carreira bem-sucedida em grandes empresas de tecnologia e hoje atua como Secretária Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio à Políticas de Equidade do Rio Grande do Sul, trouxe insights importantes para unir os dois lados dessa moeda.

“Ajudar as famílias que perderam tudo e reconstruir as cidades devastadas pela chuva é a liderança no caos. Estou aqui com a missão de dividir com vocês o que estamos passando e mobilizar as empresas de tecnologia para ajudar”, contou. “Mas o mais importante: não podemos construir soluções sem que as pessoas mais afetadas estejam na mesa, e a inclusão passa por isso”, ressaltou.

Para Lucas Vargas, CEO da Nomad, a criação de soluções disruptivas precisa necessariamente de um trabalho conjunto entre startups e grandes corporações. “As maiores empresas têm dificuldade de inovar, sob pena de colocar em risco uma estrutura já consolidada. Mas é possível que elas se unam a startups para causar um impacto muito maior nos setores em que atuam,” afirmou.

Essa visão é compartilhada por Claudio Stopatto, da Lenovo. Segundo o executivo, as empresas mais maduras conseguem empreender tendo em mente pilares como necessidade e oportunidade, mas principalmente com consciência. “Companhias maiores têm o privilégio de poder engajar o ecossistema em algo muito mais relevante, de maior impacto”.

Lisiane ainda completou: “grandes empresas têm mais conhecimento, recursos e agilidade do que eu no serviço público”. A Secretária defendeu ainda que esses players precisam ir a campo, entender a necessidade dessas pessoas para saber como a transformação digital pode afetar a vida delas. “Só assim conseguiremos criar e aplicar políticas de grande e longo impacto”, defendeu.

Nesse contexto, Claudio reforçou que a tecnologia é um grande habilitador do potencial humano, mas é importante que ela seja democratizada. Opinião dividida também por Lucas: “A inclusão que a tecnologia pode trazer em todas as comunidades vai superar os problemas de digitalização que temos no país”, concluiu.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Notícias relacionadas