🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
BI
Business Intelligence

Como as previsões do BI podem mudar o jogo do e-commerce?

O Business Intelligence, conhecido como BI, tem se consolidado como uma ferramenta essencial para o sucesso do e-commerce, ao passo que fornece insights valiosos baseados em dados. Revolucionando o comércio eletrônico, a partir de previsões que podem transformar o jogo em inúmeras áreas críticas, a tecnologia aprimora a tomada de decisões, a eficiência operacional e, […]

Publicado: 06/12/2025 às 16:18
Leitura
4 minutos
business intelligence, BI
Construção civil — Foto: Reprodução

O Business Intelligence, conhecido como BI, tem se consolidado como uma ferramenta essencial para o sucesso do e-commerce, ao passo que fornece insights valiosos baseados em dados. Revolucionando o comércio eletrônico, a partir de previsões que podem transformar o jogo em inúmeras áreas críticas, a tecnologia aprimora a tomada de decisões, a eficiência operacional e, sobretudo, a experiência do cliente.

Nomeado como “inteligência de negócios”, o conceito do BI reúne teorias, metodologias e processos que aliados à tecnologia, possibilitam coletar e converter uma quantidade significativa de dados em informações estruturadas, com o intuito de beneficiar a empresa e suas decisões, inserindo-a à frente da concorrência.

Oferecendo uma visão ampla do negócio e do cenário mercadológico, os dados identificam tendências e detectam falhas, a fim de aplicar medidas preventivas e não corretivas. Logo, a interpretação e a análise das informações mapeadas por meio do suporte do BI permitem que as providências sejam tomadas sempre em tempo hábil.

Leia também: 5 dicas de alfabetização de dados para transformar seu negócio

Hoje, a ruptura de estoque, por exemplo, é um dos maiores desafios para o e-commerce, resultando em perdas de vendas e, consequentemente, na insatisfação do cliente. Neste caso, o BI antevê essas possíveis rupturas ao analisar o histórico, tendências sazonais e dados de inventário. Inclusive, as ferramentas mais avançadas de BI oferecem visibilidade em tempo real do estoque, alertando assim os gestores sobre a necessidade de reabastecimento antes que os produtos se esgotem.

A ferramenta também facilita o monitoramento dos KPIs operacionais de SAC e logísticos, permitindo uma análise detalhada de métricas como tempo de resposta e entrega, taxa de resolução de problemas, entre outros. Isto é crucial para manter a eficiência e a satisfação do cliente, uma vez que identifica áreas de melhoria e implementa ações corretivas rapidamente.

Já a análise de portfólio de produtos, utilizando a classificação ABC, ajuda a mapear quais itens são mais importantes para o negócio. Ou seja, os produtos da curva A são os mais valiosos, contribuindo com a maior parte das receitas, enquanto produtos das curvas B e C possuem menor impacto. Neste exemplo, o Business Intelligence oferece insights sobre o desempenho de vendas, margem de lucro e rotatividade de estoque de cada produto, tornando a gestão do portfólio mais estratégica.

Inclusive, a ferramenta simplifica o gerenciamento de estoques em múltiplos canais de marketplace, pois integra dados de diferentes plataformas. A tecnologia disponibiliza uma visão unificada do armazém, o que possibilita otimizar a distribuição dos produtos conforme a demanda e ainda identifica quais produtos têm melhor desempenho em cada canal.

De acordo com o levantamento How Retailers Use Innovation to Gain an Edge, do Boston Consulting Group (BCG) e do World Retail Congress (WRC), o investimento do varejo em tecnologia deve aumentar 20% na América Latina até 2027. Afinal, as companhias que acompanham as mudanças comportamentais e preferências dos consumidores, conquistam um retorno sobre o investimento (ROI) mais elevado. Ainda segundo o estudo, em âmbito mundial, os varejistas que mais investem em inovação – média de 13% -, obtém um ROI de 21%, enquanto os que menos aplicam – apenas 3% -, contam com ROI de 9%.

Portanto, a inovação contínua é essencial para o dinamismo cada vez mais evidente do e-commerce. O BI contribui diretamente para a taxa de conversão do cliente, promovendo maior lealdade e satisfação. Não à toa, capaz de determinar as cartas do jogo, a ferramenta lapida as estratégias do comércio eletrônico para um crescimento sólido do negócio.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Notícias relacionadas