🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
computação quântica
Google
inteligência artificial
Sundar Pichai

Sundar Pichai discute inteligência artificial, computação quântica e faz alerta sobre liberdade da Internet

CEO da Alphabet Inc. e de sua principal subsidiária, o Google, Sundar Pichai classificou a inteligência artificial e a computação quântica como as duas principais revoluções tecnológicas do próximo quarto de século para a humanidade. O executivo falou sobre os temas em entrevista dada à BBC, publicada nesta segunda-feira (12) como parte de uma série […]

Publicado: 08/12/2025 às 00:47
Leitura
3 minutos
Sundar Pichai Google
Construção civil — Foto: Reprodução

CEO da Alphabet Inc. e de sua principal subsidiária, o Google, Sundar Pichai classificou a inteligência artificial e a computação quântica como as duas principais revoluções tecnológicas do próximo quarto de século para a humanidade.

O executivo falou sobre os temas em entrevista dada à BBC, publicada nesta segunda-feira (12) como parte de uma série especial da rede britânica com grandes personalidades globais.

“Eu a vejo como a tecnologia mais profunda que a humanidade já desenvolverá e trabalhará”, disse o executivo sobre o potencial da inteligência artificial. “Se você pensar no fogo, na eletricidade ou internet, é assim. Mas acho ainda mais profundo.”

O executivo, no entanto, alertou que é necessário que essa tecnologia seja desenvolvida com atenção aos detalhes, e que funcione para o benefício da sociedade.

“Nós temos que garantir que faremos isso para colher benefícios para a sociedade, mas eu espero que [a inteligência artificial] desempenhará um papel fundamental em praticamente todos os aspectos de nossas vidas. Seja na saúde, na educação, em como fabricamos coisas, em como consumimos informações”, completou.

Sobre a computação quântica, Pichai afirmou acreditar que a tecnologia nos permitirá capturar “a complexidade do mundo”. Através dos qbits, que são capazes de operar formas que vão muito além dos tradicionais bits 0 e 1 da computação clássica, o executivo acredita que veremos ganhos no processamento de novas áreas da tecnologia.

“[A computação quântica] não vai funcionar para tudo. Há coisas para as quais a forma como fazemos a computação hoje será sempre melhor. Mas há algumas coisas para as quais a computação quântica abrirá uma nova gama de soluções”, disse.

Pichai reforçou, no entanto, que a computação quântica é uma tecnologia que virá no longo prazo. Segundo ele, hoje o Google trabalha no desenvolvimento de novas tecnologias de correção de erros para computadores quânticos, na expectativa que eles possam funcionar de forma mais eficiente e confiável.

Em maio, vale lembrar, o Google anunciou um novo centro de pesquisa dedicado à computação quântica, localizado em Santa Barbara, na Califórnia. O espaço já conta com um grupo inicial de pesquisadores residentes.

Impostos e a liberdade da internet em risco

Questionado sobre táticas de evasão de impostos praticadas pelo Google, Pichai foi categórico, afirmando que a companhia não utiliza mais esquemas do tipo e é hoje um dos maiores pagadores do mundo.

O executivo defendeu também que o Google está de acordo com as leis de todos os países em que atua e que apoia discussões sobre a temática, como o debate sobre um imposto mínimo global para empresas. De acordo com Pichai, ao longo da última década, o Google pagou, em média, 20% de impostos.

Por fim, o executivo teceu comentários sobre a liberdade da internet, que acredita estar “sendo atacada”. A fala do executivo veio no contexto de uma pergunta relacionada ao modelo chinês, conhecido pela censura ativa da web.

Pichai não citou diretamente o país asiático, mas ressaltou, ao final de sua fala, que “nenhum de nossos principais produtos e serviços está disponível na China.”

(Com informações da BBC)

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Autor
Notícias relacionadas