🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
IA
sustentabilidade

Sustentabilidade: como a IA pode ajudar a reduzir o desperdício

A inteligência artificial pode ser considerada o maior desenvolvimento tecnológico dos tempos atuais. Baseada em tecnologia machine learning, que pode aprender como os humanos, a plataforma vem se tornando uma aliada estratégica para enfrentar desafios. O potencial da IA cresce à medida que a tecnologia é escalada e sua aplicação diversificada. No universo corporativo, vem […]

Publicado: 06/12/2025 às 13:01
Leitura
3 minutos
meio ambiente, sustentabilidade, tecnologia verde
Construção civil — Foto: Reprodução

A inteligência artificial pode ser considerada o maior desenvolvimento tecnológico dos tempos atuais. Baseada em tecnologia machine learning, que pode aprender como os humanos, a plataforma vem se tornando uma aliada estratégica para enfrentar desafios.

O potencial da IA cresce à medida que a tecnologia é escalada e sua aplicação diversificada. No universo corporativo, vem apoiando grandes empresas na busca por reduzir o desperdício, aumentar a produtividade, conhecer o impacto ambiental de sua produção e melhorar os indicadores de sustentabilidade.

A Danone implementou a IA para planejar sua demanda, após identificar grande volume de produtos produzidos e não vendidos. O sistema faz a análise de dados históricos e em tempo real, gerando insights precisos sobre a quantidade ideal para produção. Essas informações passaram a ser distribuídas entre as fábricas e a marca conseguiu diminuir significativamente o desperdício.

Empresas de saneamento também estão recorrendo à inteligência artificial para garantir resultados mais efetivos. O sistema tem sido aplicado, principalmente, para evitar perdas de água, prioridade para um país que desperdiça 40% de toda a água potável captada em mananciais, segundo o Instituto Trata Brasil. A Sabesp, por exemplo, investe R$ 1 bilhão por ano para redução de perdas em diversos programas e, agora, pretende reduzir esse gasto com a IA.

Outro exemplo é a Braskem, referência no mercado petroquímico, que reduziu em até 40% o volume de produtos que saíam fora das especificações em 20 de suas unidades. A empresa incorporou inteligência para indicar qual a formulação e o modo de preparo ideais para cada tipo de plástico, de acordo com a situação.

A seguir, uma lista de outras funcionalidades que a tecnologia permite ajudar na sustentabilidade:

ü Otimização da cadeia de suprimentos para melhorar a logística;

ü Minimizar atrasos e evitar produtos perecíveis ou sensíveis ao tempo de expiração de serem desperdiçados;

ü Datação de alimentos e controle de estoque para identificar a frescura dos alimentos;

ü Prever a data de validade e monitorar o estoque em tempo real;

ü Predição de falhas em máquinas e equipamentos antes que elas ocorram;

ü Manutenção proativa que evita o descarte desnecessário de itens defeituosos;

ü Personalização de produtos e serviços de acordo com as preferências e necessidades individuais dos consumidores;

ü Evita a produção excessiva de itens não desejados;

ü Gerenciamento de resíduos para otimizar a coleta e o tratamento;

ü Gestão mais eficiente e que reduz o impacto ambiental.

A IA está cada dia mais ao alcance de todos e, independentemente do porte da companhia, os empreendedores podem contratar parceiros que identifiquem a melhor aplicação para evitar desperdícios em cada operação, com considerações éticas, transparência nos algoritmos e compromisso na busca de escalar resultados, garantir sustentabilidade e bem-estar social.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Notícias relacionadas