🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
IA
nuvem
sustentabilidade

Como a tecnologia pode tornar o mundo mais sustentável

Os desafios apresentados pelos fatores climáticos e pelo aquecimento global estão se tornando reais demais para serem ignorados por empresas e indivíduos. O Business Continuity Institute afirma que 42% das empresas identificaram que condições climáticas extremas interromperam sua cadeia de suprimentos, e alguns setores, como o agrícola e o de construção, sofrem um enorme impacto […]

Publicado: 06/12/2025 às 15:00
Leitura
5 minutos
Dia da Árvore. ESG, cidade, ti verde, sustentabilidade, tecnologia, natureza
Construção civil — Foto: Reprodução

Os desafios apresentados pelos fatores climáticos e pelo aquecimento global estão se tornando reais demais para serem ignorados por empresas e indivíduos. O Business Continuity Institute afirma que 42% das empresas identificaram que condições climáticas extremas interromperam sua cadeia de suprimentos, e alguns setores, como o agrícola e o de construção, sofrem um enorme impacto das drásticas mudanças climáticas.

No relatório de prioridades do CEO 2022-2023 do Gartner, os CEOs colocaram, pela primeira vez, a sustentabilidade ambiental em suas 10 principais prioridades de negócios. Além do impacto positivo sobre o coletivo maior, a sustentabilidade faz sentido para os negócios quando as expectativas dos investidores e dos clientes levam em conta cada vez mais a conscientização e a ação ambiental.

Leia também: Um terço das organizações no Brasil usa tecnologia em metas de sustentabilidade 

Três em cada quatro CEOs que responderam ao estudo do Gartner concordaram que o aumento das iniciativas ambientais, sociais e de governança (ESG) ajuda a atrair investidores, e 80% mencionaram a adequação ambiental como o principal fator de decisão ao investir em produtos novos ou aprimorados nos próximos dois anos.

Os produtos e soluções de tecnologia não são exceção quando os sistemas de TI têm um impacto tão grande no meio ambiente. Os data centers são responsáveis por mais de 3% do fornecimento global de eletricidade, e a computação em nuvem tem uma pegada de carbono maior do que o setor aéreo. Mas, embora a tecnologia consuma muitos recursos, ela também é a chave para o progresso ambiental.

Migrar para a nuvem

Com o objetivo de se tornarem mais ágeis e eficientes, as empresas têm acelerado a adoção de soluções em nuvem. Embora possa parecer contraditório, a computação em nuvem está ajudando a reduzir o consumo de energia relacionado à tecnologia.

Em geral, as emissões associadas à tecnologia estão aumentando porque o uso e a adoção de serviços digitais estão crescendo exponencialmente entre as organizações e a sociedade. Mas se esse uso crescente fosse sustentado por hardware privado e data centers de propriedade e gerenciados individualmente por cada organização que usa e/ou fornece soluções tecnológicas, essa pegada seria significativamente maior do que é atualmente. Os provedores de nuvem podem atender a milhares de organizações e milhões de indivíduos com recursos hospedados em apenas alguns centros de dados maiores em todo o mundo.

O desenvolvimento de plataformas de nuvem maiores que oferecem uma gama mais ampla de serviços de tecnologia também está ajudando as organizações a consolidarem seus ambientes tecnológicos. A substituição de uma dúzia de soluções individuais por uma única plataforma pode ajudar a reduzir custos e a obter um ecossistema tecnológico mais sustentável.

Centralizar a pegada da tecnologia para reduzi-la

Em um mundo que funciona com soluções e aplicativos em nuvem, a maior parte do processamento necessário será centralizada em grandes data centers espalhados pelo mundo. As empresas que gerenciam esses data centers estão constantemente realizando pesquisas e apresentando otimizações e inovações para reduzir sua pegada de carbono que as organizações provavelmente não poderiam pagar se tivessem que gerenciar esses ambientes por conta própria.

Está havendo progresso na compreensão do ambiente e da temperatura em que todo esse hardware requer o mínimo de energia para funcionar. Outras áreas importantes de aprimoramento incluem melhores sistemas de resfriamento, certificações de edifícios ecológicos, reciclagem/reutilização de equipamentos para reduzir o desperdício, uso de energia renovável, melhor gerenciamento da água ou um gerenciamento mais dinâmico dos recursos de computação.

Ao centralizar a capacidade de computação que a tecnologia mundial exige e deixá-la nas mãos de especialistas cujo único objetivo é otimizar esse ambiente, estamos conseguindo evitar que o impacto em nossas redes exploda.

IA no pulso verde 

A tecnologia é e será um fator fundamental para a construção de um mundo mais limpo. Não se trata apenas de tecnologias ou soluções desenvolvidas especificamente para fins de sustentabilidade, mas também da criação de infraestruturas tecnológicas que permitam a medição e o progresso.

Colocar uma organização em um caminho mais limpo requer uma avaliação inicial das emissões, a partir da qual as metas de sustentabilidade podem ser definidas, e recursos para acompanhar o progresso em direção a essas metas. 

Isso não pode ser alcançado sem a implementação de recursos sofisticados de coleta de dados e IA/análise em todos os níveis de uma organização, e é por isso que os líderes de tecnologia estão desempenhando um papel cada vez mais importante na jornada ESG de suas organizações. A capacidade de medir nosso progresso gera transparência e responsabilidade.

Esses recursos costumavam estar disponíveis apenas para as maiores organizações do mundo, mas sua democratização está criando um mundo mais bem equipado para conduzir seu progresso em direção a um futuro mais verde.

As organizações precisam considerar o papel central que as decisões de TI e tecnologia podem desempenhar na redução de nossa pegada de carbono geral. A janela da humanidade para tornar este planeta habitável a longo prazo está se fechando rapidamente, e as organizações e empresas têm a oportunidade de causar um impacto em seu próprio nível. 

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Notícias relacionadas