🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
conectividade
Grupo Pedra Adroindustrial
IoT
TIM

TIM e Grupo Pedra levam 4G a 1 milhão de hectares

A TIM, operadora de telefonia, se uniu ao Grupo Pedra Agroindustrial, empresa do setor sucroenergético brasileiro, para ampliar a digitalização de processos em três usinas – lem Serrana (Usina da Pedra), Buritizal (Usina Buriti) e Nova Independência (Usina Ipê), no estado de São Paulo, e uma unidade destinada a pecuária e produção de soja em […]

Publicado: 06/12/2025 às 16:58
Leitura
2 minutos
"Imagem de uma estação meteorológica moderna instalada em uma plantação. O equipamento conta com sensores, antenas, um painel solar e anemômetro, utilizados para coletar dados climáticos e ambientais. Ao fundo, vê-se uma plantação em grandes curvas e fileiras verdes, com sistema de irrigação visível e paisagem rural ao longe."
Construção civil — Foto: Reprodução

A TIM, operadora de telefonia, se uniu ao Grupo Pedra Agroindustrial, empresa do setor sucroenergético brasileiro, para ampliar a digitalização de processos em três usinas – lem Serrana (Usina da Pedra), Buritizal (Usina Buriti) e Nova Independência (Usina Ipê), no estado de São Paulo, e uma unidade destinada a pecuária e produção de soja em Barra do Garças, no Mato Grosso (Carpa Serrana).

O projeto envolve a cobertura de 4G de uma área de mais de 1 milhão de hectares, sendo 250 mil hectares de área produtiva da Pedra Agroindustrial (236 mil hectares com cana-de-açúcar, e os demais entre soja e pecuária).

Leia mais: Vivo ajusta sua governança executiva e cria cargo de COO

A iniciativa contempla a instalação de novos sites, garantindo conectividade de ponta a ponta nas operações do grupo e viabilizando soluções digitais voltadas à otimização de toda a cadeia produtiva da cana-de-açúcar. A parceria permitirá a conexão de aproximadamente 4.500 máquinas agrícolas, entre frota própria e de terceiros, otimizando os fluxos de entrega e integração entre campo e usina.

A nova cobertura também beneficiará mais de 4 mil propriedades rurais, 9 escolas públicas e 4 unidades de saúde, alcançando 37 mil pessoas.

Para Alexandre Dal Forno, diretor de Desenvolvimento de Mercado IoT & 5G da TIM Brasil, destaca a parceria reforça o papel fundamental do setor sucroenergético na economia do país. “Na TIM, acreditamos que a tecnologia é a base para a transformação digital do agronegócio brasileiro. E é por isso que continuamos a levar nossa experiência para os produtores rurais, beneficiando o setor com soluções além da conectividade”, ressalta.

José Marcio Cavalheire, diretor administrativo financeiro do Grupo Pedra Agroindutrial, afirma a relevância da conectividade para os processos agrícolas e industriais do grupo. “A conectividade tem um papel estratégico nas nossas operações, pois influencia diretamente na eficiência de toda a cadeia, do plantio à industrialização. Esta parceria com a TIM marca um passo importante na nossa jornada de digitalização, permitindo mais precisão na gestão do maquinário, maior agilidade nas decisões de campo e mais segurança na integração entre as etapas agrícola e industrial”, conclui.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Notícias relacionadas