🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
Black Friday
e-commerce
fraude
segurança
Serasa Experian

Um terço das PMEs não adota solução antifraude, aponta Serasa Experian

Novo levantamento da Serasa Experian apontou que 34% das pequenas e médias empresas (PMEs) no Brasil não possuem ainda uma solução antifraude. Essa falta de cobertura deixa empreendedores brasileiros e seus clientes ainda mais vulneráveis em tempos de grandes promoções no varejo, como é o caso da Black Friday. “Quanto mais digitais os processos de […]

Publicado: 07/12/2025 às 08:19
Leitura
2 minutos
fraudes documentais, fraudes, segurança
Construção civil — Foto: Reprodução

Novo levantamento da Serasa Experian apontou que 34% das pequenas e médias empresas (PMEs) no Brasil não possuem ainda uma solução antifraude. Essa falta de cobertura deixa empreendedores brasileiros e seus clientes ainda mais vulneráveis em tempos de grandes promoções no varejo, como é o caso da Black Friday.

“Quanto mais digitais os processos de vendas se tornam, maiores são os riscos de expor clientes e empresas aos golpes”, alerta Cleber Gênero, vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian. Apenas em agosto de 2022, foram mais de 351,7 mil tentativas de fraude no Brasil, segundo dados da Serasa Experian. Diante deste cenário, 31% dos empreendedores responderam à pesquisa que lidar com a sofisticação dos golpistas é um dos principais desafios dos negócios.

Os tipos de fraudes mais enfrentadas pelas empresas são roubo de identidade (38%), instalação de softwares maliciosos (35%), boletos bancários falsos (30%), roubo de cartões (25%) e fraude de estorno (24%).

Entretanto, o estudo mostra uma mudança de cenário e maior consciência dos empreendedores quando comparado ao ano passado, tendo em vista que 31% das PMEs já têm soluções antifraude. Dessas, 27% começaram a usar a partir do ano passado. O interesse de ter acesso à uma boa solução é de 51% dos negócios, que pretendem implantar serviços de consulta de CPF para verificar informações no momento das vendas.

A pesquisa ainda apontou que os empreendedores brasileiros estão esperançosos com possibilidade de aumentar as vendas com a chegada do final do ano, com 67% dos respondentes das PMEs declarando estar otimistas com as vendas atreladas às datas comemorativas do último bimestre.

Quase a totalidade dos entrevistados (97%) pretendem realizar investimentos para se prepararem para o período, sobretudo na área Comercial (60%) com ações de marketing e tecnologia para vendas, com destaque para marketplace e e-commerce.

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Autor
Notícias relacionadas