🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
#SAP
Apps
RH
Tachyonix
Vivo

Vivo reduz em até 75% custo e tempo para criar aplicativos SAP

A Vivo tinha o desafio de tornar a área de recursos humanos mais moderna e eficiente. O objetivo foi alcançado usando aplicativos desenvolvidos para uso na rotina de trabalho dos colaboradores, incluindo registro de ponto e programação de férias digital. As soluções foram desenvolvidas pela Tachyonix, startup israelense especialista em aplicativos SAP e fundada por […]

Publicado: 10/12/2025 às 09:01
Leitura
3 minutos
Vivo Ventures
Construção civil — Foto: Reprodução

A Vivo tinha o desafio de tornar a área de recursos humanos mais moderna e eficiente. O objetivo foi alcançado usando aplicativos desenvolvidos para uso na rotina de trabalho dos colaboradores, incluindo registro de ponto e programação de férias digital.

As soluções foram desenvolvidas pela Tachyonix, startup israelense especialista em aplicativos SAP e fundada por brasileiros. Foram criados mais de 70 aplicativos, 27 deles logo na primeira rodada de desenvolvimento (MVP1), que levou 55 dias úteis. E a companhia alcançou economias de até 75% no tempo e custo para criação das ferramentas.

Leia também: Rili.ai: a rede social que aposta em gêmeos digitais

A Tachyonix é uma empresa investida da própria Vivo, por meio do fundo de ventura capital Wayra Brasil.

Entre os principais resultados obtidos com o projeto está a criação de um app móvel e desktop para registro digital da entrada e saída de pontos. Antes, os funcionários realizavam marcações com crachá físico, o que todos os meses gerava necessidade de correções manuais pelo gestor da área e o gerente de RH. Agora as informações estão digitalizadas no ERP da SAP.

“Com as novas aplicações, temos acesso a um relatório organizado, em que o gestor identifica com facilidade qualquer alteração e consegue orientar os funcionários por meio de alertas e instruções facilmente acessíveis, que resultam em zero pendências a serem resolvidas no final do mês”, explica Hussein Ali El Chab, gerente sênior de projetos da Vivo/Telefónica.

Segunda onda

Além da modernização do registro, a Tachyonix também ajudou a Vivo a digitalizar pedidos de reprogramação de férias, que podem ser feitos a partir de um smartphones ou tablets. “Conseguimos colocar 16 aplicativos no ar para a Vivo na segunda onda (MVP2) adicionalmente aos 27 da primeira versão. Usando a tecnologia desenvolvida com a solução da Tachyonix, o usuário reduz drasticamente a chance de erro humano”, diz Marcelo Korn, CEO e fundador da Tachyonix.

Desde o investimento feito pela Wayra, a Tachyonix cresceu cinco vezes o número de novos clientes, entre eles a Vivo.

“O mercado SAP é gigantesco em todo mundo. Por ser um produto complexo, o desafio de criar aplicativos de negócios e evoluir o produto para necessidades específicas requer um trabalho que passa por várias camadas, em diferentes softwares”, diz Korn.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Notícias relacionadas