🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
Dell
Diego Puerta
executivo de ti do ano

Antevendo mudança de rumos do mercado, Dell eleva receitas

Consolidar e modernizar a operação e conquistar novos negócios em áreas de crescimento comprovado, aumentando resultados e participação em mercados-chave, mas sem abrir mão de um bom ambiente de trabalho. Esse é um resumo dos objetivos do projeto Transformação das rotas de mercado: time e estratégia imparáveis, que transformou Diego Puerta, Líder da Dell Technologies […]

Publicado: 06/12/2025 às 05:34
Leitura
4 minutos
Diego Puerta IT FOrum Dell
Construção civil — Foto: Reprodução

Consolidar e modernizar a operação e conquistar novos negócios em áreas de crescimento comprovado, aumentando resultados e participação em mercados-chave, mas sem abrir mão de um bom ambiente de trabalho. Esse é um resumo dos objetivos do projeto Transformação das rotas de mercado: time e estratégia imparáveis, que transformou Diego Puerta, Líder da Dell Technologies no Brasil, em um dos Executivos de TI do Ano de 2022.

Puerta, que assumiu a posição em novembro de 2020 – e que está na Dell desde 1999 – foi premiado na categoria Aumento de receita: CEO, Presidente, Sócio ou equivalente. Segundo ele, em entrevista ao IT Forum, o resultado se deve a “um projeto bem ambicioso, enxergando oportunidades a partir de uma leitura correta” do mercado.

O projeto começou em 2020, pouco antes da pandemia, mas forneceu bases para um ano desafiador por conta do COVID-19. Naquele momento, com a eclosão da pandemia, o foco foi garantir a segurança de funcionários e suportar demandas urgentes dos clientes. Mas passado o primeiro “susto”, a estratégia pensada pouco antes deu frutos.

Leia também: Projeto social da NTT Data impacta também cultura e clientes da empresa

“Quando vimos esse cenário e dadas as restrições, nos preparamos para atender a demanda dos clientes. Seja a pessoa física que precisa melhorar a produtividade porque o computador velho dela não funcionava mais, até as grandes corporações em suas jornadas de cloud e cibersegurança”, lembra Puerta. “Vimos que esse caminho, independente do perfil de cliente, passava por suporte, orientação, consultoria.”

A Dell experimentou um aumento de demanda sem precedentes na pandemia, não só por equipamentos, mas também por consultoria e orientação sobre que soluções seriam mais adequadas para atender diferentes necessidades e perfis de clientes. Por outro lado, a empresa enfrentava um cenário de escassez de componentes, que somado à instabilidade de câmbio tornavam o plano de difícil execução.

“Para a empresa foi muito importante. E para nós enquanto time de liderança coube entender o cenário, dimensionar os riscos. Essa leitura nos deixa orgulhosos”, diz. “A gente soube ler corretamente que, independentemente do mercado ir para cima ou para baixo, a tecnologia passaria a ser o centro.”

Quatro pilares

A estratégia adotada pelo time de Puerta na Dell se concentrou em quatro grandes dimensões de ação: pessoas; portfólio; compromisso com o mercado; e experiência do cliente.

No primeiro pilar, expandiu a capacitação do time para garantir o conhecimento necessário para auxiliar os clientes. No portfólio, investiu-se em produção local (na fábrica de Hortolândia, SP), inclusive de equipamentos mais modernos.

A operação local também foi reforçada: atualmente a empresa produz localmente 95% do que é vendido no Brasil, além de contar com estrutura própria de suporte técnico e atendimento ao cliente. A estrutura local foi considerada depois fundamental para gerenciar o impacto da falta de componentes no País. Por último, a experiência do cliente se tornou foco de investimento.

“Por sermos líderes [de mercado] e termos infraestrutura logística e profissional azeitada para oferecer tecnologia, na hora que conseguimos repaginar o time para atender [a demanda] já tínhamos uma estrutura muito bem-posicionada”, relembra o executivo. “Isso foi o grande catalizador que ajudou muito a ampliar vendas ao longo do ano passado. E continua nesse ano.”

A estratégia permitiu crescimento expressivo no ano calendário de 2021, com recordes frente a anos anteriores.

“Tenho 23 anos de empresa, hoje com a responsabilidade dessa posição [de líder no Brasil]. Mas a minha motivação e a minha vontade de fazer acontecer estão como se fosse o primeiro dia”, assegura Puerta. “Nossos dias de melhor contribuição para o mercado brasileiro ainda estão por vir.”

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Notícias relacionadas