🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
Banco do Brasil
EY
governança
IA
IBM

Banco do Brasil cria estrutura para governança de IA com IBM e EY

O Banco do Brasil, mais antiga instituição financeira brasileira, deu detalhes de um projeto que criou uma estrutura de governança de inteligência artificial para desenvolver, monitorar e gerir modelos de forma responsável. O projeto foi executado com a IBM e a EY. O BB queria escalar o ambiente tecnológico, tanto para alcançar objetivos de negócio […]

Publicado: 06/12/2025 às 02:05
Leitura
3 minutos
Imagem de uma pessoa segurando um smartphone com a tela exibindo o logotipo do Banco do Brasil sobre um fundo amarelo. O ambiente inclui um notebook prateado no canto superior esquerdo, um par de fones de ouvido sem fio brancos acima do smartphone, um pequeno vaso com uma planta no canto superior direito e um caderno com capa geométrica nas cores laranja, preto, branco e cinza à direita. A superfície da mesa é preta.
Construção civil — Foto: Reprodução

O Banco do Brasil, mais antiga instituição financeira brasileira, deu detalhes de um projeto que criou uma estrutura de governança de inteligência artificial para desenvolver, monitorar e gerir modelos de forma responsável. O projeto foi executado com a IBM e a EY.

O BB queria escalar o ambiente tecnológico, tanto para alcançar objetivos de negócio como para atender as expectativas dos clientes, especialmente as relacionadas à segurança e à hiperpersonalização. Outra preocupação foi implementar governança nas etapas da IA, olhando para temas como ética, transparência e privacidade.

A IBM entrou com a tecnologia para monitoramento e automação, e a EY complementou com metodologias, para que os modelos estejam em conformidade com valores organizacionais e requisitos regulatórios. A nova estrutura incorpora regras, fases e controles para o desenvolvimento de IA, e foi desenvolvida a partir do toolkit IBM watsonx.governance.

Leia mais: Avivatec mira em metade das receitas no exterior em dois anos

A tecnologia também integra outros componentes da plataforma watsonx e Cloud Pak for Data. A EY entrou com a construção da estrutura de governança que incorpora regras, fases e controles para o desenvolvimento de IA. O Generative AI Lifecycle Framework da consultoria promete metodologias para transparência, mitigação de vieses, conformidade regulatória e alinhamento ético.

“A IA é uma tecnologia poderosa, mas precisa ser tratada com seriedade, com curadoria humana e alinhamento estratégico e a governança entra como elemento-chave para escalar IA com responsabilidade”, diz em comunicado Giuliane Paulista, gerente executiva de governança de IA do Banco do Brasil.

A combinação de tecnologia e metodologia de IBM e EY também promete testes e checklist de validação de fornecedores, mitigação de riscos de exposição de informações sensíveis e riscos associados às aplicações, monitoramento para garantir conformidade e eficiência, além de estruturação de papéis e responsabilidades.

Segundo Sérgio Fortuna, VP de vendas da IBM Brasil, muito embora a IA não seja novidade para o setor bancário, há um “novo momento” graças à IA generativa. E que a nova estrutura do BB “busca garantir que os modelos analíticos desenvolvidos e utilizados pelo banco passem por processos criteriosos de avaliação de riscos, aprovação e monitoramento”.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Notícias relacionadas