🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
eua
governo
IA
inteligência artificial
Thomas Shedd
Trump

Planos de IA do governo Trump vazam no GitHub

Falta menos de um mês para que o governo Trump lance uma iniciativa para acelerar o uso de inteligência artificial (IA) em toda a administração pública federal. A revelação veio de um repositório de código no GitHub, identificado por usuários atentos antes de ser retirado do ar. A Administração de Serviços Gerais dos EUA (GSA, […]

Publicado: 06/12/2025 às 04:49
Leitura
4 minutos
Planos de IA do governo Trump vazam no GitHub
Construção civil — Foto: Reprodução

Falta menos de um mês para que o governo Trump lance uma iniciativa para acelerar o uso de inteligência artificial (IA) em toda a administração pública federal. A revelação veio de um repositório de código no GitHub, identificado por usuários atentos antes de ser retirado do ar.

A Administração de Serviços Gerais dos EUA (GSA, na sigla em inglês), responsável pelas compras do governo, e seu grupo de Serviços de Transformação Tecnológica (TTS) estão trabalhando em um site chamado “ai.gov”.

A informação veio de um repositório no GitHub que desapareceu pouco depois que o The Registrer enviou um e-mail com questionamentos sobre o projeto. O backup arquivado está disponível no Web Achieve. A existência do repositório foi divulgada inicialmente pelo site 404 Media.

O The Registrer conseguiu apurar que o AI.gov funcionará como um hub para que agências federais passem a incorporar IA em suas operações, visão defendida por Thomas Shedd, chefe do TTS e aliado de Elon Musk, desde que assumiu o cargo no final de janeiro.

Shedd, que fez praticamente toda sua carreira como gerente de engenharia de integração de software na Tesla, chegou ao governo com a IA no centro da sua agenda. Ele deseja transformar a GSA em uma espécie de startup de software, propondo uma estratégia de IA em toda a administração pública, capaz de automatizar grande parte do trabalho realizado hoje por servidores.

Leia mais: Bancos iniciam oferta do Pix Automático nesta segunda-feira

De acordo com uma versão de testes do site AI.gov hospedada no GitHub, a missão de Shedd deve começar oficialmente no dia 4 de julho, data de lançamento indicada em uma thread de issues no repositório agora oculto.

Três pilares para o AI.gov

Pelo que constava na versão de testes, o AI.gov terá três componentes principais:

  • Um chatbot, cuja função exata não estava especificada;
  • Uma API tudo-em-um, que permitirá às agências conectar seus sistemas a modelos de IA de empresas como OpenAI, Google e Anthropic;
  • Uma plataforma chamada CONSOLE, descrita como uma “ferramenta revolucionária para analisar a implementação da IA em nível de agência”.

Pelos dados disponíveis, o console permitirá que as agências monitorem, em tempo real, como a IA está sendo utilizada internamente, incluindo quais ferramentas estão sendo mais usadas pelos funcionários.

A página de testes também indicava que a GSA está trabalhando com fornecedores certificados pelo FedRAMP (programa que autoriza serviços em nuvem para uso no governo dos EUA). Segundo a documentação da API encontrada no GitHub, o AI.gov fornecerá acesso a modelos de IA via Amazon Bedrock, quase todos já certificados para uso governamental. No entanto, chama atenção a presença de um modelo da empresa Cohere, que, até o momento, não possui certificação FedRAMP.

Além disso, a documentação indicava que o site publicaria rankings dos modelos de IA, embora os critérios para isso não tenham ficado claros.

Pressão, riscos e silêncio

O governo federal tem aumentado significativamente a pressão pela adoção de IA. O governo Trump, junto ao Departamento de Governo Eletrônico (DOGE), defende não só a ampliação do uso da IA, mas também a eliminação de regulações estaduais sobre a tecnologia. Esse movimento ocorre ao mesmo tempo em que agências começam a substituir trabalhadores demitidos em cortes massivos por sistemas automatizados, além de usar IA em decisões críticas.

Especialistas vêm expressando preocupações. O uso massivo de IA pode gerar sérios riscos de segurança, já que os sistemas processam grandes volumes de dados confidenciais e informações pessoais de cidadãos.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

*com informaçãos do The Registrer

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Notícias relacionadas