🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
data centers
IA
inteligência artificial
Sonda

Inteligência artificial: impulso à demanda por data centers

O uso da Inteligência Artificial só está começando e para ela continuar avançando é necessário seguir com treinamentos, validações e a construção de modelos que tornam o uso desta “inteligência” possível. Tais processos requerem grandes volumes de dados e poder de processamento, o que, consequentemente, irá impulsionar a demanda por mais data centers. Além do […]

Publicado: 06/12/2025 às 11:53
Leitura
3 minutos
data center, inteligência artificial, IA, infraestrutura digital
Construção civil — Foto: Reprodução

O uso da Inteligência Artificial só está começando e para ela continuar avançando é necessário seguir com treinamentos, validações e a construção de modelos que tornam o uso desta “inteligência” possível. Tais processos requerem grandes volumes de dados e poder de processamento, o que, consequentemente, irá impulsionar a demanda por mais data centers.

Além do crescimento deste mercado de data center em virtude dessa demanda, podemos considerar que a IA também é utilizada para a melhoria dos processos de gestão de infraestrutura de facilities e de Tecnologia da Informação.

Sob este aspecto, para atender essa necessidade da IA em ter infraestruturas que permitam sua evolução, é recomendado que os data centers adotem, cada vez mais, ferramentas de automação, como BAS (Building Automation System) e DCIM (Data Center Infrastructure Management), integradas a sistemas especialistas.

Isso porque elas trazem agilidade à gestão, possibilitando monitorar e controlar vários aspectos de facilities, como temperatura, umidade, energia, detecção precoce de incêndio e segurança, entre outros. Logo, infraestruturas que detêm essas ferramentas mitigam riscos e, assim, possibilitam o ambiente necessário para o processamento da IA.

Leia ainda: No marketing, IA é vista como aliada da produtividade, diz RD Station

Uma outra categoria de automação em expansão nos data centers é a de processos de gestão de infraestrutura de TI, suportada por outra transformação em crescimento, a IaC (Infrastructure as Code), uma prática de gerenciamento de TI que aplica programação para desenvolver e operar o ambiente de infraestrutura de uma organização.

Com a IaC, os administradores de sistemas podem automaticamente gerenciar e provisionar recursos de tecnologia, ao invés de configurar manualmente por meio de um acesso pela console de administração.

Independente da categoria, a automação preconizará uma série de benefícios importantes em comparação à abordagem tradicional aplicada ainda em parte dos data centers. Isso significa uma maior eficiência e velocidade no provisionamento e na gestão da infraestrutura, redução do risco de erros humanos, menor exposição a falhas de segurança e melhor consistência e padronização das operações.

Com isso, o aumento da qualidade dos serviços e a redução de custos são dois benefícios centrais neste processo, além, de claro, permitir a evolução da Inteligência Artificial.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Notícias relacionadas